O Cineclube Nossa Senhora do Desterro apresenta, durante o mês de agosto, um ciclo de cinema alemão. Os quatro filmes selecionados são pouco conhecidos até pelos cinéfilos. As sessões serão sempre às terças-feiras, no horário das 20h, com entrada a um preço reduzido, R$ 5.

A programação começa hoje com um exemplar do expressionismo alemão. A obra Espiões (Spione), de Fritz Lang, é um filme de ação e espionagem de 1927. Haighi é o chefe de uma rede de espionagem que se esconde atrás da imagem de um bem-sucedido banqueiro. Ele está por trás da morte de um diplomata e do misterioso desaparecimento de documentos secretos. Haighi sonha tornar-se o o homem mais poderoso do mundo.

O roteiro é de Thea von Harbou, mulher de Lang na época. A história foi inspirada por um incidente com uma carta de Zinoviev, um espião russo em atividade em Londres. Depois da extravagante ficção científica Metropolis (1926), Lang decidiu fazer filmes menos grandiosos e lançou Spione por sua produtora independente. A sequência inicial do filme é frenética e o ator de silhueta assustadora Rudolf Klein-Rogge faz o papel principal.

O Homem Perdido (Der Verlorene), de 1951, é dirigido e estrelado por Peter Lorre. Mais conhecido como ator - foi o assassino protagonista de M (1931), de Fritz Lang - Lorre dirigiu seu único filme ao retornar à Alemanha, depois de uma carreira promissora na França, Inglaterra e Estados Unidos. Rodado em Hamburgo, o filme não foi bem recebido pela crítica, apesar de ter levado o prêmio especial do cinema alemão de 1952. Lorre faz o papel de um cientista que é levado a cometer crimes durante a guerra de 1943.

Aconteceu em 20 de Julho (Aufstand Gegen Adolf Hitler), dirigido por Georg Wilhelm Pabst em 1955, trata da Operação Walkiria, a tentativa frustrada de assassinato de Adolf Hitler.

Os últimos anos de vida de um gênio da música

O tema foi recentemente abordado num filme protagonizado por Tom Cruise (Operação Valquíria, 2008). Pabst faz parte do tripé do expressionismo alemão, ao lado de Lang e Murnau, e em final de carreira fez esta obra, um retrato bastante fiel e realista do famoso episódio.

Fecha o ciclo a obra Crônica de Anna Magdalena Bach (Chronik der Anna Magdalena Bach), de 1967-1968 (foto). Falado em alemão, esta cópia tem legendas em francês, mas quem não entende o idioma não precisa se preocupar: o filme é feito essencialmente da música de Bach. é uma obra rara, minimalista, com poucos planos e movimentos de câmera.

O filme cobre apenas os últimos anos da vida de Bach, do seu segundo casamento em 1721 até a morte em 1750.

PROGRAMAçãO

Horário: sempre às 20h

Onde: Cineclube Nossa Senhora do Desterro (Centro Integrado de Cultura, Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis)

Ingressos: R$ 5,00