Já foram escolhidos os vencedores dos concursos para criação de logomarcas comemorativas para a Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que comemora 30 anos em 24 de abril, e para o Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), que celebrou 60 anos em 18 de março. A empresa Marcca Comunicação, sediada em Florianópolis, foi vencedora no concurso da FCC, enquanto Raul Inácio Busarello, morador de Palhoça, venceu o concurso do Masc (veja as fotos abaixo). A comissão julgadora, formada por Cleber Teixeira, Jayro Schmidt, Mary Garcia, Murilo Scoz e Onor Filomeno, analisou e selecionou as vencedoras entre 80 projetos de logos para a FCC e 62 projetos de logos para o Masc. Os proponentes das logomarcas vencedoras receberão, cada um, um prêmio de R$ 5 mil, além de um certificado de primeira colocação.
As inscrições ficaram abertas entre 26 de janeiro e 10 de março, e a seleção foi feita em 25 de março. Tanto pessoas físicas quanto jurídicas puderam participar. "Queríamos reforçar a importância dessas duas entidades no desenvolvimento da cultura catarinense, e ao mesmo tempo valorizar nossos artistas, já que os concursos eram voltados para quem mora em nosso Estado", afirma a presidente da FCC, Anita Pires. Qualquer pessoa física com idade mínima de dezoito anos, comprovadamente residente em Santa Catarina, podia participar, assim como pessoas jurídicas comprovadamente estabelecidas no Estado. As logomarcas vencedoras serão utilizadas nos eventos comemorativos ao aniversário da FCC e do Masc, em materiais como folderes, cartazes, impressos, envelopes e outras peças definidas pela Fundação.
A inscrição formal das propostas se deu mediante a entrega, via Correio ou diretamente no protocolo da FCC, em Florianópolis, da ficha de inscrição do concurso devidamente preenchida, acompanhada da justificativa conceitual e de um CD contendo os arquivos digitais referentes à logomarca, além de seis cópias impressas da mesma, em papel A4, branco, sendo três cópias coloridas e três em preto e branco, e dos documentos citados nos editais.
Criatividade e originalidade estavam entre os critérios para o julgamento. A capacidade de comunicação da logomarca e sua aplicabilidade, seja em cores, em preto e branco, em variadas dimensões e sobre diferentes fundos, também foram levados em conta. No caso da FCC, ainda foi avaliada a relação das logomarcas inscritas com a Missão e a Visão da Fundação.
Entrega do certificado aos vencedores, realizada em 31 de março de 2009, na abertura da exposição "Masc 60 Anos"
(fotos Márcio H. Martins / FCC - MIS)
Acima: Diretor superintendente da Marcca Comunicação, Cláudio Dutra, e a primeira-dama Ivete Appel da Silveira
Acima: Lauro Junkes, do Conselho Estadual de Cultura, Raul Inácio Busarello e Anita Pires, presidente da Fundação Catarinense de Cultura
Acima: Cládio Dutra e Raul Inácio Busarello