Municípios com até 20 mil habitantes de todas as regiões brasileiras foram contemplados no edital nacional de Cine Mais Cultura. Mais de 390 prefeituras, de 24 estados brasileiros, enviaram suas propostas, sendo 150 prefeituras beneficiadas. O Nordeste, com 50 cidades, foi a região com maior número de cidades selecionada, seguida pelo Sudeste (46), Sul (42), Norte (7) e Centro-Oeste (5).

As administrações municipais receberão kits contendo tela para projeção, projetor multimídia, aparelho de DVD player, mesa de som de quatro canais, duas caixas de som, dois amplificadores, microfone sem fio, dentre outros equipamentos. Também poderão escolher até 104 DVDs de obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil (filmes de ficção, documentário e animação em curta, média e longa metragens). As prefeituras se comprometem a disponibilizar espaço para o funcionamento dos Cines e dois técnicos responsáveis pela manutenção e operação dos equipamentos e acervo.

O investimento do Ministério da Cultura é de R$ 2,250 milhões, por meio do Mais Cultura. A coordenadora executiva do programa, Silvana Meireles, destaca a importância de editais voltados para pequenas cidades: "apenas 8% dos municípios brasileiros possuem salas comerciais de cinema e boa parte da população não tem condições de pagar pelo ingresso".

O Cine Mais Cultura é uma ação do Programa Mais Cultura para promover o acesso da população a obras audiovisuais e apoiar a difusão da produção audiovisual brasileira por meio da exibição não comercial de filmes. A prioridade é atender localidades rurais e urbanas que não possuem cinema. Dos 150 municípios selecionados no edital, 55 estão localizados nos Territórios da Cidadania.

Capacitação - Além de fornecer equipamentos e acervo, o Cine Mais Cultura realiza oficinas de capacitação cineclubista com o objetivo de qualificar as prefeituras para a realização de programação, divulgação e debates das sessões. O trabalho é desenvolvido com apoio de um manual produzido em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes Brasileiros (CNC).

Confira lista das cidades contempladas e suplentes.

Leia matéria sobre o resultado no Nordeste.