De 15 a 25 de julho o 27º Festival de Dança de Joinville apresenta um panorama do que se produz e se ensina em dança em todo o País. São 11 dias de programação, que inclui desde grandes espetáculos com companhias nacionais e internacionais, até cursos, oficinas, e workshops coreográficos, passando por apresentações e atividades gratuitas para a comunidade e uma mostra competitiva reunindo escolas e grupos de dança amadores de todo o País e do exterior.
Na abertura, sobem ao palco do Centreventos Cau Hansen dois expoentes do Hip Hop no Brasil e no mundo: a cia S´Poart, da França, e a Companhia Discípulos do Ritmo, do Brasil.
Indicada pela Bienal de Lyon, o principal festival de dança contemporânea da Europa, a S´poart apresenta o espetáculo "In Vivo", do coreógrafo francês Mickaël Le Mer. Já a Cia Discípulos do Ritmo, criada e dirigida por Frank Ejara, que há mais de 20 anos desenvolve estudos sobre as origens e bases das danças urbanas, reúne alguns dos principais bailarinos do gênero no País, é uma das mais respeitadas no hip hop nacional e já levou sua dança em turnês pelo Brasil e para diversos países da Europa. Agora, traz ao Festival de Dança de Joinville o espetáculo "Geometronomics", do coreógrafo Niels "Storm" Robitzky.
Durante todo o Festival, a expectativa é reunir cerca de 5 mil participantes, proporcionando mais de 230 horas de espetáculos - dos quais pelo menos 170 horas gratuitas. Ao longo de 26 anos ininterruptos de realização, cerca de 95 mil participantes subiram aos palcos do Festival, fizeram sua história e contribuíram para que ele se consagrasse o maior do mundo em número de participantes, segundo o Guiness Book.
Desde sua primeira edição, em 1983, o Festival de Dança cresceu e amadureceu. E mudou de perfil. Se no início, a mostra competitiva era a parte mais evidente do evento, hoje a programação didática/pedagógica atrai a cada ano milhares de estudantes e profissionais da dança, que veem nos Cursos e Oficinas; Workshops Coreográficos e Seminários de Dança oportunidades ímpares de se aperfeiçoarem e sua arte. E o Festival ganhou o Encontro das Ruas, focado na cultura Hip Hop, e o Meia Ponta, uma mostra não-competitiva voltada para jovens entre 10 e 12 anos. A cada ano, estudantes e grupos trabalham durante o ano inteiro, tentando se superar e brilhar nos palcos do Festival de Dança de Joinville.
As atrações gratuitas, abertas à comunidade local também foram ampliadas e consolidadas. Hoje, além dos tradicionais Palcos Abertos, há o projeto Dança Comunidade (que chega à sétima edição), o Visitando os Bastidores, a Rua da Dança e a Feira da Sapatilha, um verdadeiro ponto de encontro entre os participantes do Festival e os moradores de Joinville e região.
Paralelo a isto, o Festival de Dança é permeado de grandes espetáculos, encenados por expoentes da dança no País e do exterior, nas Noites Especiais de Abertura e Gala e na Mostra Contemporânea de Dança.
Com estas características, em 2009, o 27º Festival de Dança de Joinville, que conta com patrocínio do Governo do Estado através do Funcultural, apresenta um retrato da dança atual, contribui para o constante aprimoramento dos estudantes e profissionais da área e ajuda a aproximar ainda mais a comunidade local e o mundo da dança.

O Festival em números

Período do evento: 11 dias - 15 a 25 de julho de 2009
Total de participantes: cerca de 5 mil, entre estudantes e profissionais da dança
Vagas em Cursos e Oficinas, Seminários de Dança e Workshops Coreográficos: 2.680