FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Pré-estreia Documentário Maciço

Dia 10 de Março | Terça-Feira | Cinema do CIC

1ª Sessão 19h - 2ª Sessão 21h

Entrada Franca.

- - -

Projeto contemplado no Edital Cinemateca Catarinense / Fundação Catarinense de Cultura, Maciço é um documentário sobre Florianópolis. Mais ainda, sobre uma Florianópolis invisível.

A idéia do filme partiu do diretor Pedro MC, quando começou a contrapor a imagem forjada na mídia dos morros da capital, com a imagem inventada da capital, de cidade estritamente turística com melhor qualidade de vida do país.

Com pesquisa, entrevistas e co-produção de Karen Christine Rechia, doutoranda em História do Brasil na Unicamp, o projeto foi iniciado em 2004, e cinco anos depois tem a primeira exibição, com entrada franca no Cinema do CIC, nesta terça-feira dia 10 de março.

"O maior desafio foi criar uma linha narrativa capaz de abranger tanta diversidade" - conta Luciano Burin, roteirista do projeto, se referindo à escolha da equipe em registrar as 17 comunidades que compõem do Maciço do Morro da Cruz. "Montamos uma diretriz que tanto dá espaço para história de vida dos entrevistados quanto à idéia de pertencimento à cidade", completa.

Foram captadas 102 horas de imagem para um filme de 79 minutos. "Entre um ano de decupagem detalhada mais um ano de edição, conseguimos chegar a um formato onde a linguagem é simples e encadeada, dando força às falas dos personagens" afirma Yannet Briggiler, montadora do documentário.

A produção contou com o apoio dos próprios moradores, que frequentemente se ofereciam para carregar o equipamento, segurar o rebatedor, tirar fotos e mexer numa das filmadoras. "O morro tem fome, muita fome de filmar, de contar histórias, de falar e ser ouvido" revela Pedro MC.

Para o cineasta, o documentário tem uma finalidade maior, que é exatamente ampliar as fronteiras do audiovisual. "Neste filme, a contrapartida social não está no tema focado em si, mas justamente na própria realização do mesmo, e é assim que deve ser com qualquer filme de ficção, animação ou documentário: a contrapartida é cultural".

Como dispositivo de filmagem, foram realizados encontros da equipe com moradores dos morros, ora em entrevistas pré-marcadas ora com personagens escolhidos ao acaso, "dessa forma criando o que se pode chamar de uma maior ´fluorescência´ nos depoimentos, flertando com o chamado cinema direto, ou cinema verdade".

Dentro de toda essa diversidade de escolhas, a que se sobressaiu foi a de não filtrar os depoimentos, respeitando o tempo de cada personagem, seja ela criança ou idoso. "Questões como o acesso à cultura e os meios de produção acabam sendo mais importantes do que a problemática do tráfico e a relação com a polícia" - avalia o diretor. "Ainda tivemos a escolha de entrevistar apenas moradores da região, sem depoimentos de sociólogos ou especialistas que lá não vivem".

é um filme portanto sobre uma parcela da população que vive na região mais central de Florianópolis e ainda sim é considerada periférica, e que com certeza demanda muito mais política social de acesso à cultura e esporte, do que, como se pretende fazer, de turismo.

SERVIçO

O QUE: Pré-estreia do Documentário MACIçO

QUANDO: Terça-feira, dia 10 de Março de 2009

ONDE: Cinema do CIC (Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5600)

QUANTO: Entrada Franca

DURAçãO: 79 minutos

SESSõES: 19h para convidados e 21h livre

EQUIPE

Direção | Pedro MC

Roteiro | Luciano Burin

Entrevistas | Karen C. Rechia

Produção | Karen C. Rechia & Pedro MC

Assistente Produção | Shaumi Wolmer

Fotografia | Diego Canarin & Pedro MC

Som Direto | Douglas Vianna

Montagem e Animação | Yannet Briggiler

Edição de Som | Rodrigo Amboni

Decupagem | Marcelo Silva & Shaumi Wolmer

Produção | Cizânia Filmes

Co-Produção | Omago Arte Audiovisual

Apoio Equipamento | FUNCINE

ALGUNS ENTREVISTADOS

Padre Vilson Groh

Cristiana Tramonte

Dona Uda (Monte Serrat)

Seu Slivio (Clube do 25)

Bateria do Consulado

CONTATOS

Pedro MC | Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. | (48) 3025.5375 e 8405.5375

Acima: Jucinar é moradora do Morro do Tico-Tico na capital. (Depoimento alegre, diz que nunca vai sair do morro).

Abaixo: Moradora do Morro da Mariquinha, Dona Sueli é uma das 60 personagens entrevistadas no filme. (Depoimento emocionado sobre o morro).