Firenze, Itália (25/1/2010) - O governador Luiz Henrique definiu, na manhã desta segunda-feira (25), os procedimentos para a instalação da Academia Belas Artes de Florença, em Santa Catarina. Os cursos de artes (pintura, escultura e restauração), ministrados pela instituição, iniciarão ainda em 2010 e serão orientadas pelo professor da Academia Belas Artes de Florença, Adriano Bimbi. Ao todo serão instaladas cinco unidades, estando prevista uma para a região Sul e uma para a região Oeste.

No primeiro encontro da manhã, o governador Luiz Henrique, acompanhado do secretário de Articulação Internacional, Vinícius Lummertz; da presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires; e do reitor da Unisul, Ailton Nazareno Soares, conheceu as instalações da Academia Belas Artes de Florença e convidou o diretor da instituição, professor Adriano Bimbi, a visitar o estado de Santa Catarina.

Em meados dos meses de março e abril, uma delegação de dirigentes da academia, além de representantes do governo de Toscana, estado italiano onde está localizada a Academia Belas Artes, estarão em Joinville para vistoriar o local onde se instalará a primeira das cinco unidades do Instituto Belas Artes de Florença. O local escolhido é o Piazza Itália, no bairro Anita Garibaldi, em Joinville.

Já no segundo encontro da manhã, Luiz Henrique, juntamente com a comitiva catarinense, reuniu-se com o presidente do Conselho Regional de Firenze, Riccardo Nencini, para a assinatura do Memorando de Entendimento, que visa à cooperação entre os estados de Toscana e Santa Catarina. "Nossa região é construída sobre passado. Temos orgulho de nos unir a um estado que caminha rumo ao futuro e ao desenvolvimento", declarou Nencini.

No período da tarde, a comitiva seguirá para outros encontros técnicos desta segunda-feira. Já na terça-feira (26), Luiz Henrique e comitiva visitarão a Fundição de Giudice Leonardo e o Instituto de Arte (ISA), além de se reunirem com o diretor de Relações Internacionais da Associação Insdustrial, em Firenze, na Itália.

Informações adicionais: Jornalista José Augusto Gomes Gayoso, telefone: (48) 8843-5420, e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Foto: Governador Luiz Henrique e comitiva catarinense visitam o Instituto Estadual de Artes de Florença - Florença, Itália, 26/1/2010 - Foto: Neiva Daltrozo / SECOM