Os músicos catarinenses estão dando um grande passo com o apoio do Governo do Estado. Por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com o Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - Funcultural -, e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), será inaugurado nesta terça-feira, dia 2 de dezembro, o Estúdio de Gravação para o Músico Catarinense. O evento acontece na Escola Municipal de Música de Biguaçu (Rua João Born, nº 338, no Centro de Biguaçu), às 20h. O Estúdio começará a funcionar em janeiro de 2009 e possibilitará a gravação gratuita de CD para os músicos associados à Ordem dos Músicos.

SAIBA MAIS:

Variedades / DC - Música

Estúdio público para os artistas

A partir de hoje, os músicos catarinenses terão um espaço para gravar suas músicas, sem custo nenhum. é o Estúdio de Gravação Para o Músico Catarinense, que será inaugurado hoje, às 20h, pelo Conselho Regional da Ordem dos Músicos do Brasil.

O estúdio fica na Escola Municipal de Música de Biguaçu, Rua João Born, 338, Centro. O telefone para informações é (48) 3285-8843, das 13h às 18h, e o e-mail é Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.. O presidente do conselho, Sebastião Carlos Machado, destaca que o estúdio público e gratuito só foi possível com recursos do Funcultural, na ordem de R$ 150 mil. A contrapartida social será aceitar as solicitações da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte para gravação de CD.

- Mesmo nesses casos, apenas músicos inscritos na Ordem e em dia com o pagamento poderão usar do estúdio - diz o presidente.

Para gravar o CD, o interessado deve apresentar um projeto de gravação, com as músicas, arranjos e listas de músicos da banda - todos devidamente inscritos e em dia com a Ordem. Uma banca examinadora ira avaliar o projeto e as inscrições são feitas por ordem de chegada. A relação completa será divulgada no site www.ombsc.com.br. Durante os próximos dois meses, Machado pretende "colocar tudo em ordem" em relação a detalhes técnicos e questões burocráticas e fazer gravações-teste.

- Não quero que nenhum músico saia daqui sem realizar seu sonho de ter em mãos um disco bom.

Há um projeto aguardando aprovação pela secretaria que visa a manutenção do estúdio, com uma verba mensal. Para não ter de depender desse recurso, Machado pretende adquirir uma máquina de prensar. A idéia é prensar os CDs e vender a um valor reduzido aos músicos. A Ordem está com a campanha Músico Solidário para ajudar a população que está desabrigada em SC. Donativos devem ser levados à Rua João Pinto, nº 30, sala 101, Centro. As doações serão encaminhados à Defesa Civil e podem ser levadas também à inauguração do estúdio.