Mais de 140 secretários e dirigentes participaram do Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura de Santa Catarina, realizado no dia 14 de maio de 2009 (quinta-feira), no Centro de Convenções de Florianópolis (Centrosul), no Centro de Florianópolis. Entre outras autoridades, estiveram no evento o gerente de Articulação Nacional do Ministério da Cultura (MinC), Fred Maia, o secretário de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, o presidente do Conselho Estadual de Cultura, Péricles Prade, e o deputado Edison Andrino.

Anita Pires reforçou a importância da realização de parcerias, e lembrou que Santa Catarina será pioneira em um projeto piloto nacional, para formação de um Sistema de Informações Culturais. Gilmar Knaesel destacou a importância da implantação dos conselhos municipais de cultura, e lembrou que os municípios podem criar suas próprias leis de incentivo, como já fizeram alguns dirigentes municipais catarinenses.

No encontro, também foram apresentadas aos secretários e dirigentes as Políticas e Programas de Cultura do Governo Federal e do Governo Estadual. Ao final do evento, foi escolhida uma comissão provisória que proporá as diretrizes do Fórum, e convocará a próxima assembléia, permitindo que o Fórum se estabeleça como uma instância para se discutir e apresentar sugestões às políticas públicas e ações do Estado para o desenvolvimento do setor em Santa Catarina.

Foto: Márcio H. Martins / FCC