O 14º Festival Catarinense de Teatro, realizado em Joinville de 5 a 9 de maio, encerrou sua programação com casa cheia. No sábado, último dia das atividades na cidade, a peça "Tete - a história do cara" teve que ser transferida da praça Nereu Ramos para o Shopping Mueller por causa da chuva. Pessoas que estavam fazendo compras lotaram o saguão do shopping para ver a apresentação dos bonecos gigantes.

à tarde ocorreram as leituras dos espetáculos "A caixa", "SOS uma mulher só" e "Hagënbeck" no Teatro Juarez Machado. Os debates foram calorosos e contaram com a participação dos grupos e dos debatedores convidados Kil Abreu e Antônio do Valle. Em seguida, a organização do festival se reuniu com representantes dos grupos filiados à Fecate.

Para marcar o encerramento do festival, o presidente da Fecate, Leone Silva e o presidente da Fundação Cultural de Joinville (FCJ), Silvestre Ferreira agradeceram a presença dos joinvilenses e do público que veio de outros municípios para prestigiar os espetáculos e parabenizaram os grupos participantes. Antes da peça "O incrível ladrão de calcinhas" (foto), foi exibido um filme com um registro das peças dos 12 grupos selecionados, dos dois convidados e das demais atividades que compuseram o programa do Festival.

O espetáculo do Grupo Trip Teatro de Animação de Rio do Sul ("O incrível ladrão de calcinhas")encerrou as apresentações do Teatro Juarez Machado com a platéia lotada. Contando uma animada história estilo Sherlock Homes e utilizando bonecos, o grupo arrancou gargalhadas do público.

O último espetáculo do festival foi apresentado no Galpão da Ajote. O grupo blumenauense Cia Carona de Teatro surpreendeu a platéia com a peça "Volúpia" que, a exemplo das outras apresentações realizadas no local, contou com lista de espera por ingressos.

A organização do festival calcula que 5 mil pessoas prestigiaram as peças, tanto as apresentadas nos teatros quanto nas ruas de Joinville. As quatro oficinas reuniram, no total, 100 participantes de todo o estado.

Para o presidente da Federação Catarinense de Teatro (Fecate), Leone Silva, o evento foi um marco no teatro em Santa Catarina. "Estive à frente dos dois últimos festivais mas esse foi especial. Se pudesse realizaria o próximo novamente em Joinville. Gostaria de agradecer de novo ao pessoal do teatro, ao público que prestigiou o evento e a Prefeitura de Joinville. Todos foram muito receptivos e pró-ativos na organização. é preciso dizer que o teatro catarinense se sente contemplado nesta cidade." Em sua fala, o presidente da Fundação Cultural de Joinville, Silvestre Ferreira, agradeceu a presença dos debatedores Kil Abreu e Antônio do Valle, que contribuíram nas leituras dos espetáculos, a Prefeitura e a todas as pessoas que entenderam a importância do teatro para a cidade.

Confira outros depoimentos :

"Maravilhosa oportunidade para a cidade conhecer e curtir essa arte tradicional em Joinville. Este é um momento único para o teatro, as escolhas foram surpreendentes." Ilanil Coelho, pró-reitora da Univille.

"Considero este um dos festivais mais organizados desde 1994. O nível das discussões sobre as peças foi muito elevado, o amadurecimento da classe teatral esteve em evidência." Robson Rodrigues, integrante do Grupo Panacéia, de São bento do Sul.

"Bacana essa oportunidade para quem faz teatro e até mesmo para os músicos. As apresentações nas ruas é uma ótima forma de levar o teatro para as pessoas. O festival poderia ser repetido aqui na cidade e contar com mais dias na programação." Jefferson Rodrigues, professor.

"Este evento é super importante, não podemos ficar tanto tempo sem a apresentação dos trabalhos catarinenses. O festival é uma troca entre os grupos, é o momento de discutir sobre o teatro no Estado. Os debates sobre as peças traz riqueza para os atores, diretores, os grupos em si, tanto que poderiam ser maiores." Greice Miotello, Grupo Traço de Florianópolis

"é ótimo para a cidade sediar festivais como esse, eventos desse porte deveriam acontecer mais vezes aqui. Assisti oito espetáculos. Minha sugestão para aprimorar, seria ampliar os espaços físicos, pelo número elevado de espectadores ou acrescentar mais sessões." Emanuel Rodrigues, técnico previdenciário

"Gostei muito do festival. Um bom momento para conhecer a produção estadual e fazer um comparativo com a produção local. Poderia haver mais sessões de cada peça." Rubens da Cunha, poeta e cronista

"O festival foi excelente, assistimos seis espetáculos. A cidade ainda esta carente de atividades culturais como estas. Poderia haver mais eventos desse porte. A organização foi impecável." Nelson Monetzsohn e Luiza Assinger, aposentados, Rio de Janeiro.

"Esta é a primeira vez que vi o festival, achei excelente. Percebo que a cidade tem se fortalecido através das artes além da economia local, o que antes era dissociado." Danielle Antunes, relações públicas, Joinville.

"Parabenizo a organização do festival pela programação, estrutura do evento e pelos grupos selecionados. Vimos trabalhos de grande qualidade serem apresentados nesses palcos, podemos perceber que Santa Catarina tem grupos que querem ser reconhecidos e merecem este espaço. Gostaria muito de participar novamente do festival e promover o teatro em todo país." Kil Abreu, debatedor convidado

"Gostei muito do que vi. Os grupos selecionados demonstraram muito empenho, beleza, emoção e o sentimento que move essa arte. A luta pelo espaço da categoria ainda é muito grande, esse festival vêm mostrar que o movimento cresce cada vez mais. Os grupos catarinenses são ótimos, as peças conseguiram atrair o público, essa troca de experiências só faz melhorar o teatro." Antônio do Valle, debatedor convidado