Pomerode (13/8/2009) - O governador Luiz Henrique e o vice-governador Leonel Pavan inauguraram na noite de quinta-feira (13) em Pomerode, no Vale do Itajaí, o Teatro Municipal de Pomerode, construído em uma área de 1.550 m² e com capacidade para 524 espectadores. Em seu discurso, Luiz Henrique enfatizou a importância do novo teatro para o turismo na região. "Este complexo representa um grande avanço cultural para Santa Catarina", afirmou, lembrando que a Alemanha conta com uma estrutura de 480 teatros que encenam 110 mil espetáculos por ano e empregam cerca de 40 mil pessoas. O primeiro espetáculo foi apresentado pelos bailarinos da Escola Balé Bolshoi com a peça a Grande Suíte do Ballet Don Quixote.

A nova casa de espetáculos está localizada no Centro Cultural do município, numa área conhecida anteriormente como "Complexo Weege", um dos mais importantes conjuntos industriais do Vale do Itajaí. O projeto arquitetônico levou em conta este contexto - instalações industriais e comerciais - e foi concebido com uma arquitetura peculiar. Desta forma, o teatro se harmoniza com a arquitetura do conjunto, buscando elementos característicos, como telhados cerâmicos, alvenaria de tijolos aparentes e com reboco, estruturas de madeira e volumetria.

O auditório recebeu o nome de Rodolfo Siewert - cidadão pomerodense com influência cultural em sua época, enquanto o Espaço Cultural homenageia Hermann Gehrmann - alemão empreendedor, proprietário do Hotel Oasis, sinônimo de requinte na Pomerode na década de 1950 no século passado, e a Praça Cultural traz no nome de Marlene Dietrich - uma das maiores artistas alemãs.

Na obra foram investidos R$ 3,5 milhões, sendo R$ 2,5 milhões em recursos do Governo do Estado e R$ 1 milhão bancados pela Prefeitura Municipal. Desde 2005, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, destinou cerca de R$ 20 milhões dos fundos estaduais de incentivo para a construção, revitalização e aparelhamento de teatros em todo o Estado, incluindo a atual reforma do Centro Integrado de Cultura (CIC).

Entre as autoridades presentes estavam o o prefeito municipal, Paulo Pizzolatti; a vice-prefeita Gladys Knaesel; o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel; o secretário de Desenvolvimento Regional de Blumenau, Paulo França; o secretário de Desenvolvimento Regional de Timbó, Luiz Polidoro; a presidente da Fundação Catarinense de Cultura, Anita Pires, além do deputado federal João Pizzolatti e os deputados estaduais Giancarlo Tomelin e Jean Kuhlmann.