"Resgate do Patrimônio Histórico" e "Patrimônio Cultural X Turismo - Desafios e Conquistas"; Patrimônio Cultural X Sociedade"; e "Resgate do Patrimônio Histórico - Aurora", serão os temas do Seminário Municipal de Cultura de Ibirama, que acontece no dia 16 de outubro, a partir das 13.30h, no Auditório da Udesc.

Além das prefeituras, o projeto conta com apoio da Fundação Catarinense de Cultura - FCC e das secretarias de Desenvolvimento Regional. No caso específico de Ibirama, as analistas técnicas em Gestão do Desenvolvimento Regional da SDR Ibirama, Cristiani Marcelino e Filomena Jochen participam da coordenação local do evento.

O público alvo do evento serão os prefeitos, primeiras damas, vereadores, secretários municipais, diretores de escolas, professores, estudantes, técnicos da Epagri, líderes comunitários, empreendedores turísticos, agentes de saúde, diretores de grupos de idosos, igrejas, clubes de mães e comunidade em geral interessada no tema.

Considerando que os recursos históricos e culturais são potencialidades indispensáveis ao desenvolvimento sustentável da região, o Projeto "Resgate do Patrimônio Histórico", coordenado pela Amavi - Associação dos Municípios do Alto Vale do Itajaí, tem por finalidade o despertar para a causa da valorização do patrimônio cultural de cada cidadão.

Joanna Pellizzetti, assessora de Turismo da Amavi, abordará a questão do resgate do Patrimônio Histórico no Alto Vale; Wilde Bauner, da Prefeitura de Ibirama, abordará a questão do resgate do patrimônio histórico de Ibirama; Fabiano Teixeira, chefe da divisão técnica do IPHAN/SC falará sobre a questão dos desafios e conquistas da sociedade neste setor; e Ana Paula da Silva Agostini, técnica do Projeto Acolhida na Colônia para a SDR Ibirama, abordar a questão da cultura ligada ao turismo.