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fonte: Diário Catarinense - 05/02/2009

No início dos anos 1960, só para "inticar" com o irmão Rubens Diniz, a então professora de educação física Eli Malvina Diniz Heil espalhou pelas paredes da casa uns desenhos que fez, depois de ver uma obra de arte pela primeira vez na vida. No ano em que completa 80 anos (dia 5 de junho), a vida e as criações da artista plástica Eli Heil serão temas de dois livros, um documentário e uma exposição, que pretendem dar mais visibilidade ao trabalho desta artista inquieta.

Pensando que também poderia fazer aquilo que viu, até melhor, fez a provocação com o irmão - quase uma traquinagem - e nunca mais parou de "vomitar" criações, numa explosão de seres, cores e emoções em técnicas ímpares.

Nascida em Palhoça, criada em Santo Amaro da Imperatriz para depois morar na Capital, Eli se recuperava de uma bronquite asmática. A enfermidade durou oito anos, sendo cinco destes limitados a uma cama. Sem nunca ter estudado estética ou as escolas artísticas, aos 33 anos, começou a desenhar, depois pintar sobre panos - por não conhecer telas - e trabalhar incansavelmente pelos filhos e por sua arte, "senão, fica doente".

- Foi como se tivessem me espetado - resume a artista plástica.

O livro óvulos de Eli - a expulsão dos seres de Eli Heil, da produtora Contraponto, está pronto e será lançado na próxima quinta-feira, dia 12 de fevereiro, somente para convidados, na Biblioteca Barca dos Livros, na Lagoa da Conceição, Capital. Um outro livro, mais abrangente e organizado pelo professor e crítico de arte João Evangelista de Andrade Filho e o médico Ylmar Correa, está em produção. Aos moldes da publicação sobre a obra de Martinho de Haro, Correa explica que o livro terá 400 páginas, foi aprovado pelo Conselho Estadual de Cultura, é considerado prioridade e terá recursos da Fundação Catarinense de Cultura, sem necessidade de captação.


- Estamos fazendo a revisão, a cronologia da vida artística, as principais exposições e vamos fotografar as obras - afirma o médico, que buscou registro das obras no museu O Mundo Ovo de Eli Heil, no Museu de Arte de Santa Catarina e em coleções particulares.

A publicação deve acompanhar uma exposição grandiosa com as obras da artista, ainda sem data marcada, devido à reforma do Centro Integrado de Cultura, a começar em março. A administradora do Masc, Lygia Helena Roussenq Neves, garantiu que a mostra está na pauta do museu, assim como um ciclo de palestras sobre a artista, mas o local não está definido e deve ser pré-agendado ainda esta semana.

O documentário óvulos de Eli, também produzido pela Contraponto, está em execução. Imagens da artista em seu Mundo Ovo foram captadas entre 2005 e 2006 e retomadas em 2008. Com orçamento de R$ 117.821,00, foi aprovado pela Lei Rouanet no ano passado e tem um terço do valor captado, com apoio do BRDE e Fundação Badesc. Será um média-metragem, com 50 minutos, e mil cópias do DVD serão distribuídas gratuitamente para escolas, museus, multiplicadores e emissoras de TV.

Trata-se de um retrato audiovisual de Eli, que será a narradora de sua vida e obra.

No projeto do documentário, a diretora e produtora Kátia Kloch pretende levar Eli Heil para o sul da França, onde estão suas primeiras obras, adquiridas pela amiga e curadora Ceres Franco. A catarinense nunca esteve lá, tampouco saiu do Brasil e é conhecida pelo grande apego às suas criações.

- Seria a "cereja do bolo", promover esse reencontro de Eli com suas obras e a Ceres. Mas agora trabalhamos com prioridades e, se não der certo a viagem, o mais importante é terminar o audiovisual este ano - conclui Kátia.

Os ovos debaixo das asas

Com um leque na mão para aliviar o calor, Eli Heil desanda a contar histórias aos que a visitam. Uma vez defendeu os filhos no colégio, que levaram nota zero por desenhar uma casa com pernas e um boi verde. Inconformada, lá foi Dona Eli defender a cria, assim como faz com cada uma de suas obras, que só vende por necessidade e protege com zelo.

As crianças tornaram-se os artistas plásticos Teresa e João Pedro Heil, ele o presidente da Fundação O Mundo Ovo de Eli Heil. O museu, que guarda mais de duas mil obras da artista que não para de produzir, foi escolhido como o melhor de Florianópolis pelo Guia Quatro Rodas 2008. Na porta de entrada do museu, jaz o casal Adão e Eva, esculturas de Eli que foram derrubadas por tratores para a duplicação da SC-401, em 1996.

- Uma barbaridade aquilo - lembra a artista, que vestiu luto por seis meses.

A tristeza a fez criar a escultura Santa Ceia, numa Sexta-feira Santa.

- Fiz Cristo com animais em volta, estava muito sentida com os homens. Veio um crítico de arte e disse que esta é a Santa Ceia mais original que ele tinha visto.

Eli cria, cuida, restaura e faz questão de guiar seus visitantes pelo museu. Com sorriso largo e dentes perfeitos, a bisavó aproveita materiais recicláveis e não entrega as inúmeras técnicas que usa em suas obras. Não registra, mas garante ter tudo na cabeça. Escultura, pintura, tapeçaria e poesia são algumas das suas formas de expressão.

Exemplos das diversas técnicas da artista foram reunidas no livro óvulos de Eli - a expulsão dos seres de Eli Heil, organizado por Kátia Klock e Vanessa Schultz. Com 120 páginas, reúne fotos de obras, poemas e textos jornalísticos.

Entre os ensaios há o de João Evangelista de Andrade Filho - que levou as obras de Eli para o Masc numa exposição individual, em 1966 -, o crítico de arte Fábio Magalhães - que compara a catarinense a Joan Miró e Antoni Tàpies - e o professor de Psicologia da USP João A. Frayze-Pereira - que analisa os conceitos de arte incomum, classificação que recebeu quando participou da 16ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1981-, entre outros.

- Sempre me chamou a atenção a história dela pelo incomum, isso dela praticamente entrar num coma e renascer. A Eli é reverenciada internacionalmente, mas pouco reconhecida em sua própria terra - afirma Kátia.

- Já fiz livros sobre (os artistas) Meyer Filho, Franklin Cascaes, mas este foi um dos mais difíceis na organização visual, e muito prazeroso também. Ela obriga a gente a entrar nos nossos pontos mais sensíveis - reflete Vanessa, que fez a direção de arte e o projeto gráfico do livro.