O 1º Fórum Catarinense dos Pontos de Cultura aconteceu em Itajaí, nos dias 26, 27 e 28 de Setembro, e reuniu agentes culturais, produtores e artistas de todo o Estado.

O encontro ocorreu como uma pré etapa do Fórum Nacional dos Pontos de Cultura, realizado na Teia, evento que reúne todos os Pontos de Cultura do Brasil, e que este ano será realizado em Brasília, entre os dias 12 e 16 de novembro.

A Rede de Pontos reuniu-se com o objetivo de atender as pendências e necessidades dos Pontos Catarinenses, trocarem experiências e articular novos trabalhos. O convite foi aberto aos representantes das associações culturais e artistas independentes, após o convênio assinado entre o Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura, com o Ministério da Cultura, em que assume o compromisso de abrir um novo edital que contemplará mais 60 Pontos de Cultura em Santa Catarina.

Durante os três dias de encontro, foram feitas análises dos programas de apoio à cultura no Brasil e no Estado, questões dos convênios e sustentabilidade, ações de educação e comunicação, organização de uma agenda para a rede estadual de Pontos de Cultura, bem como o papel do Estado de Santa Catarina a partir dos novos convênios. Outra questão discutida foi a participação dos representantes na Teia deste ano.

Os representantes se reuniram em dois grupos de trabalho para a elaboração de um documento que foi encaminhado para os gestores culturais do Estado, assim como para o MinC e a FCC, com o objetivo de apresentar as deliberações da plenária do Fórum.

Estiveram presentes: Ponto de Cultura Memória e Identidade, de Itajaí; Ponto de Cultura TV Floripa; Ponto de Cultura Anima Bonecos, de Rio do Sul; Ponto de Cultura Nativa no Caminho das Tropas, de Lages; Ponto de Cultura Loja de Artesanato do Museu Nacional do Mar - EB, de São Francisco do Sul; Ponto de Cultura Portal Cultural do Contestado, de Canoinhas; Pontão Minuano, de Porto Alegre; Pontão Digital Ganesha, de Flopianópolis; Cineclube de Palhoça; Câmara Setorial de Literatura, e Conselho Municipal de Cultura, de Itajaí; Incart e NEFA; de Itajaí, Casa Brasil, de Blumenau, Joinville e Florianópolis, Seção se Arte e Cultura da Universidade do Vale do Itajaí; Fundação Catarinense de Cultura - FCC.