FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Implementar o Plano Nacional do Livro e da Leitura e recriar a Secretaria Nacional do Livro são as principais sugestões do documento elaborado pelo Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, realizado em Florianópolis nos dias 20 e 21 de julho. O evento teve como tema o livro e a leitura no Brasil, e reuniu dirigentes e técnicos de 19 Estados brasileiros, além de representantes do Ministério da Cultura (MinC).

As sugestões agrupadas na Carta de Florianópolis foram encaminhadas ao ministro interino da Cultura, Juca Ferreira, para a Comissão de Educação e Cultura do Congresso Nacional e para o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Cultura. A recriação da Secretaria do Livro já havia sido solicitada anteriormente, em manifesto da Câmara Brasileira do Livro. Extinta no governo Fernando Collor de Mello, ela tem entre suas atribuições criar, discutir e gerenciar políticas para promover o livro e a leitura no País.

A carta ainda a criação da disciplina "literatura" no currículo das escolas brasileiras e a criação de pelo menos uma biblioteca de referência em cada capital do País. Também foram citadas a necessidade de realização de concursos públicos para contratação de funcionários e o investimento em capacitação profissional.

Para a presidente do Fórum e dirigente cultural do Piauí, Sônia Terra, o encontro foi prático e ágil na discussão do tema proposto. A presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Anita Pires, lembra ainda que foi sugerido ao MinC a destinação de recursos permanentes para a formação e atualização de acervos nos diversos formatos e suportes, como livros, CDs, DVDs, periódicos, entre outros.