A companhia polonesa Mazowsze é um ícone do folclore internacional. Com 4,5 toneladas de bagagem e 96 componentes - entre corpo de baile, coro e orquestra -, o grupo faz uma turnê por seis cidades catarinenses. Num espetáculo inesquecível, apresenta belas canções polacas, danças regionais e mais de 800 trajes coloridos que representam o folclore de vários recantos da Polônia. Seus espetáculos já foram vistos em 50 países e por 16 milhões de espectadores.

A turnê em Santa Catarina começa em Florianópolis, no dia 22 de novembro, e marca a inauguração do Teatro Governador Pedro Ivo Campos, anexo ao Centro Administrativo de Governo (Rodovia SC-401, km 5, nº 4.600). Não haverá venda de ingressos. No dia do espetáculo será instalada uma urna para receber contribuições dos convidados. O montante arrecadado será destinado as obras sociais da Fundação Nova Vida. Da Capital, a companhia segue para Joinville, onde faz, no dia 23 de novembro, uma apresentação alusiva aos dez anos do Centreventos Cau Hansen. Os ingressos custarão R$ 10,00 (R$ 5,00 meia-entrada) e poderão ser retirados na SDR de Joinville. A turnê continua em Criciúma (26/11) - onde haverá a instalação de um centro de cultura polonesa; Pomerode (28/11) - com a inauguração do Teatro Municipal de Pomerode; Jaraguá do Sul (29/11) e Blumenau (30/11). Nessas quatros cidades, os ingressos custarão R$ 20,00 (R$ 10,00 meia-entrada).

O balé nacional da Polônia, Mazowsze, foi fundado em 1948 pela iniciativa do professor Tadeusz Sygientyn´ska, compositor e entusiasta do folclore, e da atriz Mira Zimin´ska- Sygietyn´ska. A companhia tinha como objetivo salvaguardar o folclore polonês e difundi-lo entre novas gerações. Com um trabalho de fôlego e obstinação, que exige uma equipe multidisciplinar, o grupo rompeu as fronteiras do regionalismo, constituindo, segundo a crítica, uma síntese de suas próprias qualidades e valores de uma cultura nacional acumulada durante décadas.

Os integrantes do Mazowsze são bailarinos e cantores profissionais e têm uma formação musical profunda. Seu repertório há muito ultrapassou os limites e canções da Mazovia e da Polônia. A parte musical do Mazowsze e a responsabilidade pela Orquestra Sinfônica cabem a Bogus³aw Krêgielewski e Tadeusz Nieæko. Num repertório eclético a companhia apresenta canções populares, bailes e vestidos de 41 regiões da Polônia, além de composições de Chopin, Moniuszko, Micha³ Kleofas Ogiñski, Józef Elsner. No repertório do coro também estão contempladas canções de Natal, Quaresma e Páscoa, canções da Varsóvia, e de outras 50 nações como a Argentina, Austrália, Bélgica, China, França, Indonésia, Israel, Japão, Lituânia, México, Alemanha, Rússia e Itália.