12/03/2009 - A partir de hoje, um grande recorte do cenário da arte contemporânea brasileira estará disposto nas salas do Itaú Cultural, na avenida Paulista, em São Paulo. Videoinstalações, performances, pinturas, instalações, fotografia e esculturas apresentam o que há de novo na criação e no pensamento artístico de 45 artistas de 11 regiões brasileiras. Entre tantas boas ideias, duas são de Santa Catarina: Julia Amaral, radicada em Florianópolis, e Tiago Romagnani, também da Ilha.

"Trilhas do Desejo" reúne projetos aprovados no edital de artes 2008 do Projeto Rumos. A curadoria é de Paulo Sérgio Duarte e participam desta seleção 72 obras. Também está programada a itinerância de algumas obras por quatro regiões do País. Ao final, todas as criações serão reunidas novamente no Rio de Janeiro, no Paço Imperial.

Julia Amaral leva para São Paulo, sua terra natal, "Sapo, Aranha, Lacraia, Besouro e Pássaro", esculturas que são contrárias ao que se imagina delas. Enquanto normalmente as formas enaltecem a vida e a beleza, suas criações adicionam um tom trágico ao absorverem o "último suspiro" desses seres. "Eu usei o próprio corpo do animal para fazer as esculturas, na posição que eles estavam quando os encontrei", conta. "Evidencio a dor, o último minutos de vida, um drama", justifica a artista, que solidificou cenas bem caraterísticas de sofrimento, mas com um toque de leveza perceptível ao olhar. Mas suas criações não se referenciam em outros artistas ou na literatura. "Tudo partiu da minha experiência com os animais, tenho muitos animais domésticos", revela. Julia mora há 11 anos em Florianópolis e se formou em artes pela Udesc.

Tiago Romagnani apresenta "A Saudade" e "Cada Mudança é um Esforço de Permanência", instalações em duas etapas que remetem aos ciclos infinitos da natureza, mesmo que estes se situem em um cenário urbano.

No primeiro ciclo, uma estrutura de madeira deixa cair água, sem parar. Na segunda parte do trabalho, vasos de plantas, em posição pouco convencional, e um vídeo retratam um desfecho natural. Conectado às novas tecnologias, Tiago compôs os videocenários e toda a plataforma tecnológica do espetáculo "Pequenas Frestas", do Grupo Cena 11, que já foi aprovado em outra ocasião no Projeto Rumos.

Entre as obras selecionadas, duas estarão em uma casa dos arredores, na rua Tomás Carvalhal. De fora, é apenas uma casa simples, com grades descascadas e aparência desabonadora. Por dentro, um cenário de destruição e ilusão, mas também uma galeria de histórias de pessoas desconhecidas. Em "Rua do Futuro", o pernambucano Kilian Glasner constrói nas paredes um ambiente ilusório, um horizonte preso entre as paredes da casa.

A seguir, a paisagem é destruída a golpes de marreta, para que o observador perceba que tudo aquilo se trata de ilusão. As imagens da construção - e desconstrução - desse ambiente estarão em fotografias na mostra do Itaú Cultural. A outra obra na casa é "Galeria Boliche", do mineiro Tiago de Carvalho. Ele conta a história de muitas visitas e conversas intimistas que teve com moradores do bairro Caladinho, na pequena cidade de Coronel Fabriciano, terra natal do artista.

SERVIçO

O QUê: "Trilhas do Desejo".

QUANDO: de hoje a 10 de maio, de terça a sexta, das 10 às 21 horas. Sábados, domingos e feriados, das 10 às 19 horas.

ONDE: Itaú Cultural, avenida Paulista, 149, São Paulo. Duas obras estarão na rua Tomás Carvalhal, 273, São Paulo.

QUANTO: entrada gratuita.

Fotos: Obras de Tiago Romagnani (acima) e Julia Amaral (abaixo)