Será realizado em Florianópolis, no Museu da Imagem e do Som (MIS), com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), o 1º Festival do Júri Popular. Produzido pela Sobretudo Produções, o evento é um festival competitivo de curtas sem júri oficial que, durante o mês de fevereiro, está passando por diversas cidades do Brasil. Quem vota nos melhores é o espectador, em categorias como Fotografia, Roteiro e Ator. As sessões serão realizadas entre os dias 17 e 20 de fevereiro.
Na entrada de cada sessão, o público recebe uma grande cédula de votação referente aos filmes exibidos. Nela estarão informações sobre as categorias de cada filme (nome de diretores, fotógrafos, roteiristas, personagens) e a possibilidade de avaliação de cada uma delas, em quatro critérios: ruim, regular, bom, ótimo. Na saída, a cédula deve ser depositada em uma urna.
Programação
O festival será composto por sete programas, com duração média de 90 minutos cada. Serão seis mostras competitivas, de inscritos selecionados por um comitê, e um programa Hors-Concours, no qual serão exibidos os melhores vencedores do voto do público nos principais festivais do país.
O Grande Prêmio receberá uma nova cópia em 35mm (caso seja 35mm), Prêmio-Aquisição Porta Curtas, Prêmio Distribuição Curta o Curta e outros prêmios em serviços. O Prêmio de Melhor Fotografia receberá 5 latas Kodak 16mm.
A programação completa do festival está no site http://www.festivaldojuripopular.com.br/