O Circuito Catarinense de Orquestras 2008 apresenta, no dia 14 de dezembro, às 21h, em Florianópolis, um espetáculo inédito. Cinco orquestras catarinenses se reunirão para executar clássicos da música erudita no Parque de Coqueiros, em Florianópolis. O evento tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Fundo de Incentivo a Cultura (Funcultural), e da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

O ingresso é 1 kg de alimento não-perecível. Os donativos arrecadados serão doados para os catarinenses das áreas atingidas pelas chuvas no Vale do Itajaí. "O Circuito Catarinense de Orquestras é resultado da atual política pública que valoriza e preserva a música clássica, democratizando o acesso a este produto cultural em toda Santa Catarina", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel.

Programação

Na abertura do espetáculo, as cinco orquestras -Câmara de Blumenau, Filarmônica de Jaraguá do Sul, Sinfônica de Florianópolis, Sinfônica de Santa Catarina e Camerata Florianópolis- executarão cinco minutos de obras, entre elas As Quatro Estações, de Vivaldi, Bodas de Fígaro, de Mozart, Trepak, de Tchaikovsky, Júpiter, de Holst e Carmem, de Bizet. Na seqüência, juntas, executarão um mesmo arranjo, cada uma encarregada por um trecho especialmente adaptado pelo arranjador Geovani Pacheco, a partir da obra Brasil Natal 500 Anos, de Alexandre Brazolin. O encerramento será marcado pela execução conjunta de três obras, a Suíte Aquática nº 2, de Handel, Pompa e Circunstância, de Elgar, e Radetsky March, de Strauss, conduzidas pelos cinco maestros presentes. "Este é um formato inédito de concerto de música clássica e temos certeza de que o público vai se surpreender com o belo resultado", afirma o produtor Rogério Zanetti.

Circuito de Orquestras

Com recurso de 2,5 milhões pelo fundo de incentivo estadual, o projeto de música clássica de 2008 tem a participação de dez orquestras catarinenses e busca levar a música erudita aos municípios do interior de Santa Catarina. Em dois anos de atuação, o Circuito de Orquestras já realizou 130 apresentações gratuitas pelo Estado para um público de mais de 165 mil pessoas. Somente este ano mais de 91 mil pessoas prestigiaram os concertos.

De acordo com o coordenador do projeto na Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Eduardo Macedo, além de estender o acesso à música clássica a toda comunidade do Estado, o projeto também prevê a manutenção básica das orquestras, "estimulando a preservação desse importante segmento artístico", conclui o gestor cultural.

Fazem parte da segunda edição as orquestras: Orquestra Sinfônica de Santa Catarina (OSSCA), Camerata Florianópolis, Orquestra de Câmara de Blumenau, Orquestra Filarmônica de Jaraguá do Sul, Orquestra Sinfônica das Comunidades, Orquestra Sinfônica de São Joaquim, Orquestra Sinfônica de Florianópolis, Orquestra da Câmara de Caçador, Orquestra da FURB de Blumenau e Orquestra da Sociesc.