Florianópolis (6/3/2009) - O governador Luiz Henrique destacou o papel do Estado na universalização da Cultura e no desenvolvimento da indústria criativa, observando que a vocação histórica de SC é ser universal e internacional. "Santa Catarina foi mais eficiente no programa de substituição de importações pelas exportações e hoje os produtos das nossas empresas estão em 250 países do mundo".
Luiz Henrique fez a afirmação ao dar posse, na manhã desta sexta-feira (6), aos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC), em solenidade realizada no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis. O governador agradeceu a disposição do jurista e escritor Péricles Prade de continuar por mais um mandato como presidente do Conselho durante a gestão 2009-2010.
Segundo o governador, a competição internacional na qual os produtos de Santa Catarina estão inseridos não se dá apenas em torno de produtos primários. "Mais de dois terços destes produtos agregam valor como criatividade, inovação e conhecimento", observou. Luiz Henrique disse que Santa Catarina é um estado diferenciado "em todos os setores e principalmente na cultura", destacando a infraestrutura de teatros e arenas de multiuso espalhadas pelo território catarinense.
Durante a cerimônia, o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, elogiou o perfil dos integrantes do CEC e fez a entrega do primeiro lote com seis lap-tops para os conselheiros utilizarem recursos da tecnologia no seu trabalho. A primeira reunião do colegiado está marcada para a próxima sexta-feira (13).
O Conselho é um órgão vinculado à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos conselheiros discutir, deliberar e propor ao secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.
O CEC é formado por 21 membros efetivos, nomeados por ato do governador, com a seguinte composição: como membro nato o dirigente máximo da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que exercerá a Secretaria Geral do Conselho, dez membros escolhidos pelo Chefe do Poder Executivo dentre personalidades da área da cultura, atuantes e de reconhecida idoneidade, e dez membros representativos da sociedade civil organizada e de setores culturais específicos.
Segundo a Lei 14.367, de janeiro de 2008, que dispõe sobre os Conselhos Estaduais de Turismo, Cultura e Esporte, está prevista a renovação de, pelo menos, um terço dos membros dos Conselhos a cada gestão de dois anos. Para a gestão 2009/2010, a renovação do conselho trouxe sete novos integrantes: Fátima Althoff, Ivone Gumz, João Otávio Neves Filho, Margit Olsen, Maura Soares, Norberto Ungaretti e Sara Poyares dos Reis.
Entre as autoridades que acompanharam a solenidade estavam o vice-prefeito de Florianópolis, João Batista Nunes; o reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, álvaro Prata, e a diretora de difusão artística da Fundação Catarinense de Cultura, Mary Garcia. Presentes os presidentes da Academia Catarinense de Letras, Lauro Jünkes, e do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina, Carlos Humberto Corrêa.
(Fonte: Secretaria de Estado de Comunicação)
(Fotos: Sabryna Sartott / SECOM e Mariana / SOL)
_________________________________________________
NOTíCIAS ANTERIORES
Posse do Conselho Estadual de Cultura
Cerimônia será realizada nesta sexta-feira, dia 6, no cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC)
04/03/2009 - Será realizada nesta sexta-feira, dia 6, às 10 horas, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, a posse dos membros do Conselho Estadual de Cultura (CEC) para a gestão 2009/2010. A nominata traz sete nomes que não integravam o conselho na gestão anterior: Fátima Regina Althoff, Ivone Gumz, João Otávio Neves Filho, Margit Olsen, Maura Soares, Norberto Ungaretti e Sara Regina Poyares dos Reis. Segundo a Lei 14.367, de janeiro de 2008, que dispõe sobre os Conselhos Estaduais de Turismo, Cultura e Esporte, está prevista a renovação de, pelo menos, um terço dos membros dos Conselhos a cada gestão de dois anos.
Os Conselhos são órgãos colegiados, vinculados à Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, com caráter consultivo e deliberativo. Cabe aos conselheiros discutir, deliberar e propor ao Secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, as diretrizes da política de desenvolvimento da cultura do Estado, seguindo as orientações e determinações contidas nas políticas governamentais.
O CEC é formado por vinte e um membros efetivos, nomeados por ato do Chefe do Poder Executivo, com a seguinte composição: como membro nato o dirigente máximo da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que exercerá a Secretaria Geral do Conselho, dez membros escolhidos pelo Chefe do Poder Executivo dentre personalidades da área da cultura, atuantes e de reconhecida idoneidade, e dez membros representativos da sociedade civil organizada e de setores culturais específicos.
"Os recursos provenientes dos fundos de incentivo são aplicados de acordo com as diretrizes do Plano de Desenvolvimento Integrado para o Turismo, Cultura e Esporte (PDIL), que são as políticas para as três áreas. Os Conselhos, além de fiscalizar a aplicação de tais políticas, podem sugerir novas orientações", afirma o secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel. "Outra função do conselho é estimular a criação de conselhos municipais de cultura", lembra a presidente da FCC, Anita Pires.
Nova nominata do Conselho Estadual de Cultura (gestão 2009/2010):
1) Anita Pires - presidente da FCC
2) Bárbara Rey - representante dos profissionais da área de dança
3) Edson Busch Machado - indicado pelo Governo do Estado
4) Fátima Regina Althoff - representante dos profissionais de conservação e restauração do patrimônio histórico
5) Francisco Socorro - representante da área de música
6) Iara Gaidzinski - indicada pelo Governo do Estado
7) Ivone Gumz - indicada pelo Governo do Estado
8) João Otávio Neves Filho - representante dos artistas plásticos
9) Lauro Junkes - representante dos escritores
10) Leone Silva - representante dos profissionais da área de teatro
11) Marcelo Collaço Paulo - indicado pelo Governo do Estado
12) Marcelo Muniz - indicado pelo Governo do Estado
13) Margit Olsen - indicada pelo Governo do Estado
14) Maura Soares - representante da área de folclore
15) Micheline Raquel de Barros - representante dos profissionais educadores de arte
16) Norberto Ungaretti - indicado pelo Governo do Estado
17) Norton Makowiecky - representante dos profissionais da área de cinema
18) Péricles Prade - indicado pelo Governo do Estado
19) Sandra Regina Ramalho e Oliveira - indicada pelo Governo do Estado
20) Sara Regina Poyares dos Reis - representante da área de patrimônio histórico e geográfico
21) Tereza Martorano - indicada pelo Governo do Estado
SERVIçO:
O QUê: Posse do Conselho Estadual de Cultura
QUANDO: sexta-feira, 06 de março, às 10 horas
ONDE: Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC), Avenida Governador Irineu Bornhausen, 5.600, Agronômica, Florianópolis.
QUANTO: gratuito