A Banda Filarmônica de Itajaí embarca no dia 7 de outubro com destino ao 14º Festival Internacional de Bandas e Fanfarras, que será realizado na cidade de Melipilla, no Chile, de 11 a 18 de outubro de 2008. Em agosto deste ano, a Banda Filarmônica de Itajaí sagrou-se campeã em todos os quesitos que participou do concurso estadual de Bandas e Fanfarras.

Fundada em agosto de 1988 como banda marcial da rede municipal de ensino, em junho de 2003 a banda iniciou uma nova etapa, buscando novos horizontes, com perspectivas mais abrangentes e ousadas, com objetivo de musicalizar crianças e jovens.

Então foi implantado o programa "Banda Escola", com o lema "Educar através da música", para crianças a partir de nove anos, passando pela musicalização, aulas teóricas, prática instrumental, ensaios de naipe e conjunto, integrando os conceitos de formação musical, educação integral com a inclusão de crianças e jovens através da música. Além disso, a Banda tem seu corpo coreográfico, no qual as crianças e adolescentes expressam movimentos de dança com inserção da marcialidade.

A Banda Filarmônica de Itajaí conseguiu assim grande amplitude, cumprindo papel de cunho social, pedagógico e cultural dentro do município e região, oferecendo gratuitamente aulas teóricas e práticas com formação instrumental. Atualmente ela é mantida pela prefeitura municipal através da Secretaria de Educação e Fundação Cultural de Itajaí.

Com este trabalho a banda já tem reconhecimento internacional, sendo qrepresentou Santa Catarina em 2005 e 2006 no Festival Internacional de Bandas e Fanfarras no Chile. Em 2007 a banda foi convidada para uma turnê no litoral chileno apresentando-se em várias cidades, sendo reconhecido o talento do jovem músico catarinense.

Sua equipe é formada por:

Diretor e Maestro: Luis Alberto Martins de Freitas

Prof. de Agudos e do Pólo 1: Emerson John Marques