Depois de um mês em Blumenau, a Mostra Regional de Artes Plásticas, promovida pela Gerência de Turismo, Cultura e Esporte da SDR de Blumenau, chega a Ilhota. A exposição, com obras do premiado artista plástico Tadeu Bittencourt, denominada "Os Invisíveis" , faz parte também da programação especial de anviersário da cidade. As obras em acrílico sobre lona ficarão expostas para visitação pública a partir do dia 21 de junho, na Prefeitura Municipal de Ilhota.

A intenção, segundo o gerente da pasta Sylvio Zimmermann Neto, é difundir a produção artística regional, levando-a ao alcance da comunidade. "Pretendemos proporcionar uma nova experiência visual para pessoas que muitas vezes não estão habituadas a freqüentar museus", acrescenta Zimmermann. Depois de Ilhota, a mostra deve seguir para outras cidades da região.

"Os Invisíveis"

Inserido em um mundo infinito de combinações de imagens e cores, a primeira impressão dos invisíveis é de sucessão rápida e cambiante de impressões e sensações. A desconstrução ou a invisibilidade da figura por trás das obras ascende o imaginário do expectador. A força da pintura e o excesso de energia e de cores não impedem o autor de tratar, de maneira sagaz e ao mesmo tempo tênue, sentimentos compartilhados de forma silenciosa pela sociedade: a ausência e a solidão.

Se na trajetória do autor encontramos desenhos elaborados a partir de expressão corporal de atores teatrais, esculturas feitas de material alternativo, pintura figurativa, cenografia, entre outros trabalhos que levam ao amplo conceito de plasticidade, nesta série podemos notar um olhar carregado de ambigüidade, na profusão da imagem a manifestação do ser invisível.

Tadeu Bittencourt mostra a capacidade de enxergar o inesperado e imprevisto no que parece abstrato, sem renunciar ao pensamento dominante da obra, aquele que dispensa explicação e que se corresponde prontamente com o expectador: o hábito social e a velocidade do cotidiano nos afastam do que é essencial até o ponto de não o reconhecermos mais.