Gaspar será a primeira cidade da região a receber a Maratona de Cinema. Nesta segunda-feira, a telona será montada no Salão Cristo Rei (Rua Coronel Aristiliano Ramos, s/n). Em Blumenau, as apresentações acontecem na terça (17), no CAIC da Itoupava Central - E.B.M. Wihelm Theodor Schurmann (Rua Pérola do Vale, 377) e no CAIC da Velha Grande - E.B.M Conselheiro Mafra (Rua Franz Müller, 1.950) na quarta (18). Em Ilhota, a Maratona chega na quinta-feira (19), no Salão Paroquial CEMIRO (Rua Leoberto Leal) e na sexta (20) é a vez de Pomerode montar o cinema na Câmara de Vereadores (Avenida 21 de Janeiro, 1235). Em todos os locais de exibição acontecem três sessões, umas às 9 horas, outra as 14 e a última às 19 horas.

A Maratona do Cinema recebe o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte com o Funcultural - Fundo Estadual de Incentivo à Cultura - que repassará R$ 200 mil para a realização da Maratona durante o ano de 2008. Novos filmes integram o arquivo audiovisual do projeto, que este ano passará a exibir o longa-metragem internacional A era do gelo, e os filmes nacionais O ano em que meus pais saíram de férias (foto) e Se eu fosse você. A Mostra de Cinema Infantil, também apoiada pelo Funcultural cedeu o direito de exibição dos melhores filmes infantis exibidos no festival para a programação da Maratona. O MIS também integrou ao projeto a coleção dos dez filmes premiados no Festival de Cinema de Piratuba para o projeto.

Após passar por dez SDR"s - Secretarias de Desenvolvimento Regionais - e 85 municípios, contabilizando um público de quase 100 mil espectadores na primeira e segunda edição do projeto, realizados em 2005/2006 e 2007, chegou a vez de outras regiões receberem a Maratona. A SDR de Itajaí foi a primeira a receber as projeções dessa nova etapa da tela itinerante, a partir de 16 de maio.

O objetivo e essência da Maratona do Cinema foram explicados por Nágela Fádel, coordenadora do evento, durante o lançamento realizado em maio. "Levar o cinema itinerante e gratuito para as regiões mais remotas do Estado e possibilitar que àqueles que nunca tiveram contato com a grande tela possam sentir também a emoção da sétima arte", destacou. Para o secretário Gilmar Knaesel a Maratona é reflexo da política proposta pelo governo. "Este projeto representa o que o atual governo propõe, descentralizar e democratizar as diferentes áreas, a cultura é uma delas, muito bem representada pela Maratona do Cinema", explicou.

A Maratona do Cinema é um projeto da Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, realizado em parceria com a FCC - Fundação Catarinense de Cultura, MIS - Museu da Imagem e do Som, AAMISC - Associação dos Amigos do Museu da Imagem e do Som - e Cinemateca.