FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O Museu de Arte de Santa Catarina (Masc) abre suas portas, a partir de 8 de agosto, para duas novas exposições, ambas promovidas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), que apresentam segmentos de sua coleção. "Momentos do Acervo" divide-se em duas partes: "Núcleo Inicial 1949 / 1951" contempla a seleção das primeiras obras que deram início ao acervo do museu; e "Doação e Aquisições - 2005 / 2008", na sala especial, prioriza os desenhos a nanquim do artista plástico Hugo Mund Júnior. "GAPF 50 anos", a outra exibição, busca reconstruir a primeira exposição do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, com a exibição de 26 obras, retomando diversos suportes e materiais. Ambas exposições estarão abertas para visitação até 07 de setembro.

"Núcleo Inicial" revisita as primeiras obras do acervo do museu, nascido da iniciativa do escritor carioca Marques Rebelo e do empenho de intelectuais do estado, participantes do Grupo Sul, movimento renovador da arte catarinense. O destaque da sala especial, compondo os eleitos pela curadoria de "Doação e Aquisições - 2005 / 2008", é o artista plástico, escritor, educador e ex-diretor do Masc, Hugo Mund Júnior. Também integrante do Grupo de Artistas Plásticos de Florianópolis, ele doou 50 desenhos a nanquim sobre papel, todos realizados entre 1961 e 1962. Mund estudou xilogravura com um grande mestre da técnica, Osvaldo Goeldi. Depois de alguns empreendimentos na área da pintura, o artista plástico vislumbrou a gravura, o desenho e as artes gráficas, de maneira geral, como o método particular de expressão de sua compreensão do mundo.

As 80 obras que farão parte da mostra "GAPF 50 anos" contemplam artigos de jornais, documentos da criação oficial do grupo, fotografias e ilustrações sobre Cruz e Souza, poeta homenageado na ocasião. Os trabalhos são de autoria do grupo: Aldo Nunes, Dimas Rosa, Ernesto Meyer Filho, Hiedy de Assis Corrêa (Hassis), Hugo Mund Júnior, Pedro Paulo Vecchietti, Rodrigo de Haro, Tércio da Gama e Thales Brognoli. A diversidade poética da equipe abraça suportes como desenhos, gravuras e xilogravuras, tapeçarias, estudos em preto e branco, pinturas e ilustrações.

Durante a primeira mostra, os artistas organizaram um concurso de ilustrações baseadas na poética de Cruz e Sousa. O vencedor foi Hugo Mund; o segundo lugar, ocupado por Meyer Filho. Ambas as ilustrações, históricas, farão parte desta mostra comemorativa, organizada pela Fundação Hassis, Instituto Meyer Filho e Museu de Arte de Santa Catarina (Masc), com curadoria de João Evangelista e Kamilla Nunes, e patrocinada pela Brognoli Negócios Imobiliários.

SERVIçO:

O QUê: Abertura das exposições Momentos do Acervo (Núcleo Inicial - 1949 / 1951 e Doações e Aquisições - 2005 / 2008) e GAPF 50 anos.

QUANDO: Sexta-feira, 08 de agosto, às 19h30min. Visitação: 09 de agosto a 07 de setembro, das 13 às 21h, de terça a domingo.

ONDE: Museu de Arte de Santa Catarina - Masc. Centro Integrado de Cultura - CIC. Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis. Fone: (48) 3953-2318

QUANTO: Gratuito.