Revelar o potencial artístico infantil e apresentar as possibilidades de encontro entre arte e educação são os objetivos da exposição "Crê Ser", formada por obras realizadas durante os primeiros meses deste ano, dentro do projeto homônimo. Coordenada pela artista Sofia Camargo, a exibição estréia no domingo, dia 17, às 15 horas, e confirma o sucesso de um dos principais projetos educativos da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), desenvolvido a partir das Oficinas de Arte da FCC. As obras estarão no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, até o dia 07 de setembro. Os organizadores pedem que as crianças venham fantasiadas, para favorecer o clima lúdico da abertura.

A exposição vai ocupar diversos espaços do CIC, como o corredor de entrada, o Espaço Lindolf Bell e as salas de oficinas, que apresentará um making-off, em formato DVD, dos bastidores da experiência. São 53 obras espalhadas, todas em formato grande, 3 m X 1,5 m ou 4 m X 1,5 m, realizadas por mais de 1.500 crianças, todas com uma função específica na elaboração. O evento conta ainda com uma instalação, réplica de uma casa pobre do município catarinense de Maravilha. As telas foram criadas coletivamente por grupos de alunos de cada uma das sete escolas catarinenses contempladas pelo projeto. Sofia Camargo comenta os rituais de aprendizagem: "Nossas técnicas são lúdicas, buscam estimular a criança a brincar e soltar seus sentimentos, sem precisar falar sobre eles. Por exemplo: eles escolhem a cor de que mais gostam e pintam com gestos que lembrem movimentos do animal preferido. Ou pintam a voz da pessoa que mais amam".

"Diferentemente de "Shakespeare nas escolas", outro projeto da FCC, com ênfase no teatro, "Crê Ser" potencializa as artes visuais, envolvendo escolas de Blumenau, Rio dos Cedros, Treze Tílias, Bom Jesus, Maravilha, Rio Fortuna e Florianópolis", lembra Mary Garcia, diretora de Difusão Artística da FCC. O objetivo do "Crê Ser" é buscar na arte um instrumento de liberação da criatividade e do fortalecimento da auto-estima. Para Sofia Camargo, arte-educação é estimular na criança o interesse por atividades artísticas, para que ela possa se desenvolver em muitos níveis de aprendizagem através da arte.

Com residência fixa na Alemanha, onde mantém a Galeria de Arte Infantil, projeto temporário e ambulante realizado em escolas, museus e instituições, a arte-educadora deseja importar para escolas rurais e crianças carentes do Brasil uma técnica já considerada eficiente por lá, capaz de estimular ao mesmo tempo a criatividade e a auto-estima. Para a versão nacional, deseja introduzir técnicas atuais de arte-educação a crianças e adolescentes do ensino fundamental, além de aprofundar a integração no ambiente de ensino e envolver os professores interessados em aperfeiçoamento de métodos pedagógicos neste campo.

Segundo a coordenadora, os pilares do projeto "Crê Ser" são o respeito à criança, e às particularidades do seu mundo; a busca pela capacidade individual de cada uma delas, seja para escrever, pintar, plantar uma horta ou "fazer traquinagem"; e o amor, já que é necessário o conhecimento das potencialidades e especificidades de cada criança em particular, sem pré-julgamentos. "Nosso objetivo é fazer que com que a criança acredite em si mesma".

SERVIçO:

O quê: Abertura da exposição "Crê Ser"

Quando: domingo, 17 de agosto, às 15 horas.

Visitação: Até o dia 07 de setembro, das 9h às 21h.

Local: Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, nº 5600 - Agronômica - Florianópolis - SC, fone: (48) 3953-2300

Quanto: gratuito.