Museu de Arte de Santa Catarina

III CICLO
Museu, Educação e Cultura em Debate

Museu de Arte de Santa CatarinaO MASC - Museu de Arte de Santa Catarina, através do NAE- Núcleo de Arte-Educação, em parceria com o Projeto "Museu da Infância" da UNESC - Universidade do Extremo Sul Catarinense, com o apoio do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina e da Fundação Catarinense de Cultura, promove em 2008, o III Ciclo Museu, Educação e Cultura em Debate, a fim de problematizar e estreitar as relações museu-escola-universidade. é um espaço de trocas, com enfoque na produção artística e científica de professores de escolas, professores universitários, educadores de museus e pesquisadores.

2º Encontro:

O Museu no Currículo da Licenciatura em Arte: percepções de alunos e de educadoreas

logosPalestrante: Sandra Regina Ramalho e Oliveira - Professora e Pesquisadora, atuando na Graduação Design e em Artes Plásticas, bem como, no Mestrado em Artes Visuais, na Universidade do Estado de Santa Catarina/UDESC. é Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP com pós-doutorado em Paris, sob a direção de Andrea Semprini. Autora dos livros Imagem também se lê e Moda também é texto (São Paulo, Rosari,2005 e 2007), é organizadora, junto com Sandra Makowiecky, da coletânea Ensaios em torno da Arte (Chapecó, Argos, no prelo). é membro do Conselho Estadual de Educação e da Comissão Municipal de Arte Pública, entre outras entidades representativas da área, além de ser a atual presidente da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas/ ANPAP.
Será uma mesa redonda abordando uma das possíveis relações entre o Museu e a Universidade, mais precisamente, na formação de professores de arte, como parte integrante desse currículo. "Quatro olhares distintos, oriundos de quatro diferentes formações, vivências, pontos de vista, e porque não dizer, idades também, encontram-se em torno de uma mesma experiência, cada uma falando do seu lugar específico".

A mesa contará ainda com Débora da Rocha Gaspar, Mestre em Educação pela UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina e Consultora do Museu Victor Meirelles; Maria Helena Rosa Barbosa, mestranda em Artes Visuais pela UDESC e arte-educadora do NAE/MASC - Núcleo de Arte-Educação do Museu de Arte de Santa Catarina; e Júlia Rocha Pinto, licencianda em Arte Visuais pela UDESC e mediadora voluntária no MASC.

Dia: 28 de maio. Horário: 14h às 17h - Local: Sala de Multimídia do MIS - Museu da Imagem e do Som-SC / CIC - Centro Integrado de Cultura.
Entrada Franca

Os encontros acontecem 01 vez ao mês, das 14 às 17 h, no Centro Integrado de Cultura em Florianópolis. Será entregue declaração de participação a cada encontro e, aos participantes de todos os encontros será expedido um certificado.

Próximos encontros:

27 / Junho 28 / Agosto

25 / Setembro 30 / Outubro 27 / Novembro

Mais Informações: Museu de Arte de Santa Catarina
Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 - Centro Integrado de Cultura - CIC
Agronômica - Fpolis - SC - Fones: 3953-2323 / 3953-2324
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. e Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.