Luz, vazios, linhas e nós fazem parte da essência da exposição Lume, de Clara Fernandes, que inicia na próxima quinta-feira, 6, no Museu Histórico de Santa Catarina- Palácio Cruz e Sousa. Através de anteparos levíssimos e de grandes dimensões, a artista apresenta um conjunto de obras penetráveis com o intuito de aproximar indivíduo e lugar.
A inspiração de Clara surgiu da observação dos ambientes e dos amplos interespaços vazios que envolvem as pessoas e por onde transitam os pensamentos. "Pensei então em construir grandes anteparos que fizessem os pontos de ligação entre os diversos momentos da circulação e funcionassem como um "filtro das ideias" que movimentam o espaço" explica.
Com curadoria de Kamilla Nunes, a mostra apresenta instalações que se infiltram no ambiente e transbordam reflexões pelo espaço urbano. Assim ramificada, a obra se constitui como um pensamento plástico que se estende e replica para além do local expositivo, tomando-o apenas como ponto de partida.
A mostra é gratuita e permanece no Museu Histórico de Santa Catarina até 30 de agosto. A exposição faz parte do projeto LUME, concebido em 2006. Desde 2007, a intervenção já passou por praias e campos da ilha de Santa Catarina, pelo espaço cultural Casa das Caldeiras em São Paulo, Fundação Cultural Badesc e Teatro álvaro de Carvalho.
O que: Exposição LUME de Clara Fernandes
Quando: 06 de agosto às 19h ao dia 30 de agosto de 2009
Mesa Redonda com Clara Fernandes: 19 de agosto às 16h
Onde: Museu Histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa
Quanto: Gratuito