A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) entregou no dia 23 de novembro de 2007, no Teatro álvaro de Carvalho (TAC), no Centro de Florianópolis, a edição de 2007 da Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa". Dez nomes, escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura (CEC), receberam a honraria neste ano. Foram eles Arthur Moreira Lima, Bila Maria Manganelli Coimbra, Ingo Hering (in memoriam), Lauro Junckes, Marina Mosimann, Neyde Coelho, Osmar Pisani (in memoriam), Raul Sartori, Sérgio da Costa Ramos, e ainda, como entidade, o Fundo Municipal de Cinema de Florianópolis (Funcine).
Criado em 1994, o prêmio é conferido anualmente aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído por outros meios e de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural catarinense. Entre os agraciados em anos anteriores, estão personalidades como Sylvio Back, Rodrigo de Haro e Salim Miguel.
Com formato oval, a Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa" possui uma esfinge do patrono em dourado, montada sobre cruz de malta, esmaltada nas cores vermelha e verde, tendo no verso sua denominação em relevo, sendo acompanhada por uma roseta. Os homenageados também recebem um diploma, assinado pelo governador Luiz Henrique da Silveira, pelo secretário de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Gilmar Knaesel, e pela presidente da FCC, Elisabete Anderle. "Todos os homenageados colaboraram, cada um a sua maneira, para fortalecer ainda mais a cultura catarinense", afirma Elisabete.
O QUê: Entrega da Medalha de Mérito Cultural "Cruz e Sousa"
QUANDO: sexta-feira, 23 de novembro de 2007, às 11 horas
ONDE: Teatro álvaro de Carvalho (TAC), Rua Marechal Guilherme, 26, Centro, Florianópolis, fone: (48) 3028-8070.
QUANTO: gratuito