Nesta semana, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) realizou vistoria técnica no Teatro Usina, em Imbituba, com o objetivo avaliar as condições do espaço e fornecer orientações para futuras ações de preservação.
Além da arquiteta da FCC, Jaqueline Braga (lotada na Diretoria de Patrimônio Cultural), estiveram presentes na vistoria, o diretor municipal de Cultura de Imbituba, Ronaldo Augusto Pires, a gerente de Museus e Patrimônio Cultural, Mariane da Silva Coelho, a Arquiteta e integrante da Comissão Técnica de Preservação Cultural (CTPC), Caudia Aparecida de Souza Ferreira e os integrantes da Cia Desmontagem Cênica, Vladimir Borges e João Lourenço Marques.
O local foi interditado no dia 07 de janeiro, após uma vistoria da Defesa Civil na qual foram encontradas rachaduras na estrutura da chaminé.
Como o Teatro Usina é um patrimônio histórico estadual tombado, a FCC será responsável por emitir um laudo técnico detalhado. Com base nesse documento, o Órgão Gestor de Cultura do Município receberá as diretrizes para as ações emergenciais necessárias à preservação do espaço.
Fonte: Diretoria Executiva de Comunicação e Inteligência - Prefeitura de Imbituba
Foto: Prefeitura de Imbituba