FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

 A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) acaba de disponibilizar as duas obras digitais selecionadas no concurso para aquisição de obras dos gêneros literatura, literatura infantojuvenil, biografia e história, publicadas em formato impresso ou digital, de autores catarinenses ou residentes há mais de dez anos em Santa Catarina, por meio da Comissão Catarinense do Livro (Cocali).

Em breve, os livros impressos selecionados no edital serão distribuídos a bibliotecas de Santa Catarina, por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas.

Confira as obras:

 

NUNCA SE ESQUEÇA DE SER FELIZ!
Lucas Pereira

CLIQUE AQUI PARA LER A OBRA OU ABRA PELO QR CODE ABAIXO

 

Sinopse: Allegra, uma jovem marcada por tragédias pessoais e crises de ansiedade, enfrenta o maior desafio de sua vida: viver com o avô que abandonou durante sua infância. Forçada pelas situações, ela se vê presa em uma fazenda isolada, longe da civilização e do conforto da tecnologia moderna. Sua única esperança de liberdade é sobreviver até completar 18 anos, enquanto lida com um passado cheio de cicatrizes emocionais, a morte de sua mãe e uma relação de puro ódio com o homem que deveria ter sido sua família. Ao lado de um velho cão chamado Platão e sob o céu estrelado do interior, Allegra busca entender se é possível perdoar e encontrar felicidade, mesmo quando tudo ao redor parece conspirar para afundá-la em um abismo de dor.

A história de Allegra é um mergulho profundo em sentimentos de perda, raiva e busca por redenção. Em meio a um cenário bucólico e personagens intrigantes, ela descobrirá que, às vezes, a maior batalha que podemos travar é com nossos próprios demônios. Uma narrativa sobre coragem, autoconhecimento, Filosofia, espiritualidade e a luta para manter o coração aberto, mesmo quando tudo parece estar perdido.


QUANDO AS ÁRVORES MORREM

Tatiana Carolina Lazzarotto

CLIQUE AQUI PARA LER A OBRA OU ABRA PELO QR CODE ABAIXO:

 

Sinopse:  Narrado em primeira pessoa, o romance apresenta a história de uma mulher que perde o pai de forma repentina. Ela retorna a Província - cidade fictícia, inspirada em pequenas cidades do Oeste de Santa Catarina - para atender aos desejos deixados por ele: recuperar a casa da família e garantir que a velha árvore do quintal, já condenada, não seja derrubada. Ao mesclar uma experiência ficcional de luto com as próprias memórias (o pai da autora faleceu em 2018, em Santa Catarina), a narradora relembra a trajetória do patriarca, que deixou a profissão de comerciante quando ela e os irmãos eram crianças para se transformar em Papai Noel profissional. A família, galhos entrelaçados de uma árvore, é rememorada como clã – e configura-se como uma espécie de cordão de pisca-piscas em que cada lâmpada acesa importa para iluminar toda uma fileira. É a partir das memórias reais e ficcionais, suscitadas pelo próprio estar de abandono, que a narradora, já adulta, constrói uma narrativa madura e afetuosa sobre o luto. O livro foi contemplado pelo edital ProAC, um dos mais importantes do país, e ganhou resenhas e destaque em veículos de relevância nacional, como O Estado de S. Paulo, Folha de S. Paulo, Jornal Rascunho e Jornal do Almoço (NSC). Os direitos do livro foram licenciados para a Audible/Amazon e em breve será disponibilizado em audiolivro. Está no prelo uma edição portuguesa da obra, prevista para ser lançada ainda em 2024, em Portugal.