De 23 a 29 de setembro, ocorre em todo o país a 18ª Primavera dos Museus, promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Neste ano, duas instituições administradas pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estão na programação do evento com atividades previstas par o período: o Museu Histórico de Santa Catarina e o Museu de Arte de Santa Catarina (MASC).

Neste ano, o tema da Primavera, definido por meio de consulta às instituições participantes da última edição, será “Museus, acessibilidade e inclusão”. O objetivo é lançar luz sobre o papel dos museus na promoção do acesso a todos os seus públicos, independentemente de suas condições físicas, sensoriais ou cognitivas.

Confira a programação prevista para cada um dos dois museus:

MUSEU DE ARTE DE SANTA CATARINA (MASC)

Dia 24/9 (terça-feira), das 15h às 17h: Ação Educativa "Mediação Inclusiva - Poéticas perceptivas sensoriais"
Classificação indicativa: livre
Sobre: O objetivo da ação é possibilitar aos participantes a expansão da percepção sensorial, por meio da mediação nas esculturas do acervo do Museu, nos jardins internos do Centro Integrado de Cultura (CIC), e também com adaptações táteis de obras do acervo do MASC.
Público: Pessoas com e sem deficiência.
Ministrantes: Sérgio Prosdócimo e Maria Helena Barbosa.
Número de Vagas: 20.
Local: Jardins internos do Centro Integrado de Cultura (CIC) e Claraboia do MASC.

Dia 25/9 (quarta-feira), das 19h às 21h: Palestra "Matrioshka ou da história de encaixes do MASC"
Classificação indicativa: 16 anos
Sobre: Palestra com Prof. Dr. Sílvio Marcus de Souza Correa (UFSC), no Ciclo de Conferências "Do Museu do Outro ao Museu de Si", realizado pelo Laboratório de Estudos de História da África (LEHAf), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mediação da Dra. Maria Helena Barbosa (MASC). Segundo Prof. Sílvio, a história do MASC tem sido reproduzida em encaixes de poucas partes – como uma Matrioshka (bonecas russas). Desde o primeiro espaço onde ocorreu a Exposição de Arte Contemporânea em Florianópolis em 1948 até a atual sede do MASC, ele discorrerá sobre seus pensamentos decorrentes de sua pesquisa.
Inscrições no link https://forms.gle/RymBbfbeQZ9672ms7

MUSEU HISTÓRICO DE SANTA CATARINA:

Dia 24/09 (terça-feira), das 14h às 16h30: Ação Educativa "Atividade prática – criação de adereço relacionado à exposição"
Classificação indicativa: livre
Sobre: A proposta da ação educativa objetiva proporcionar a um grupo de pessoas da Associação de Crescimento Pessoal Semeadores do Saber (Acrepss), da terceira idade, uma imersão no universo da exposição "Estandartes em Contratempos", promovendo o diálogo, a criatividade, sociabilização e compartilhamento de experiências no espaço museal. Grupo fechado.

De 24 a 28/09 (terça a sábado), das 10h às 17h30: Visita mediada à exposição "Estandartes em Contratempos"
Classificação indicativa: livre
Sobre: Visita mediada à exposição "Estandartes em Contratempos". Com concepção e curadoria de Eneléo Alcides, a exposição propõe uma imersão na estética, cultura, simbologias, ritos e processos do fazer carnaval (da produção do carnaval) das Escolas de Samba da Grande Florianópolis . A cenografia visual proposta na exposição cria seu enredo com relatos, fotografias, pinturas, documentos, objetos, fantasias e alegorias. A mostra ocupa todo andar térreo do Museu Histórico de Santa Catarina, instalado no Palácio Cruz e Souza, junto à Praça XV, onde nasceu a história do carnaval de Florianópolis.

Dia 28/09 (sábado), das 10h às 12h: Visita mediada especial à exposição "Estandartes em Contratempos"
Classificação indicativa: livre
Sobre: Fernando Albalustro irá mediar os visitantes na exposição "Estandartes em Contratempos", apresentando sobre a importância do resguardo museológico dos acervos das Escolas de Samba de Florianópolis.
Participação gratuita