FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) registra, com profundo pesar, o falecimento do pintor, desenhista, gravador e escritor Jayro Schmidt, que entre 1988 e 2023, quando se aposentou, foi servidor da instituição. Nestes 35 anos, Jayro atuou nos setores de Gerência Técnica, Oficina de Artes, Gerência de Linguagens Artísticas e por último na Gerência de Capacitação e Formação Cultural, sempre dividindo seu vasto conhecimento com os alunos das Oficinas que ministrava e com seus colegas de trabalho.

Jayro começou sua carreira na FCC ministrando cursos de xilogravura e litografia nas Oficinas de Arte no Centro Integrado de Cultura (CIC). Antes, realizava experimentações em litografia no Museu de Arte de Santa Catarina (MASC), que funcionava no prédio da Alfândega, em 1981, em parceria com o artista carioca Antônio Grosso.

Natural de Lages (SC), Jayro estava prestes a completar 76 anos, nesta quarta-feira 07 de agosto. Ao longo de sua profícua carreira, foi aluno do curso de desenho com o artista Sílvio Pléticos; de litografia com Antônio Grosso; e cartazismo com Hassis. Em 1981, com Onor Filomeno, iniciou a pesquisa em litografia no MASC e fundou, com o mesmo artista, o Clube da Gravura de Florianópolis.

Foi professor de Pintura, Teoria e História da Arte da Oficinas de Arte do CIC e também atuou no campo da programação visual e da editoração de gravura. Entre 1965 e 2024 participou de diversas exposições individuais e coletivas, tanto como artista quando como curador, fazendo seu trabalho ser conhecido pelo público de espaços culturais de Santa Catarina, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Distrito Federal, São Paulo e também da França e Argentina.

Como escritor, Jayro produziu mais de duas dezenas de obras entre ensaios, livros teóricos sobre artes plásticas, traduções, prosa poética, biografia e poesia. Sua mais recente contribuição foram os textos da exposição  “As Vozes do Exílio e a Mística do Feminino”,  das artistas Ana Terra Vignes e Paula Schlindwein, que ficou em cartaz entre 3 e 30 de julho de 2024 na Sala Lindolf Bell I, no CIC.