O governador Jorginho Mello lançou nesta terça-feira, 4, o primeiro Festival Estadual de música sertaneja: o Santa Catarina Canta. O objetivo da iniciativa é descobrir, impulsionar, dar visibilidade e oportunidades para novos talentos catarinenses, tendo como foco dessa primeira edição a música sertaneja.

Para a realização do festival, estão previstas etapas classificatórias, nas quais serão selecionados intérpretes para semifinais e depois os finalistas, em uma grande apresentação em Florianópolis. Na final, serão 18 talentos catarinenses revelados – 12 adultos e 6 crianças – que poderão cantar com o artista Michel Teló.

“Eu não tenho dúvida que Santa Catarina tem um pouco de alma sertaneja. É um estado com uma cultura diversificada e eu sempre pensei fazer algo para revelar talentos de Santa Catarina, pessoas dos mais diferentes rincões do estado com a oportunidade de poder se apresentar mostrar, surgir e emergir para o grande público. É um festival com muita qualidade, quando você coloca a Camerata junto, então você pode saber que é qualidade, é conteúdo, é certeza de sucesso”, comemorou o governador Jorginho Mello.

O evento é único na história do estado, entregando fomento à cultura e à música local catarinense, movimentando o turismo de todas as regiões de Santa Catarina com o estilo musical popular.

“O impacto é enorme, primeiro pela descoberta dos talentos, segundo pelo fomento. Santa Catarina ouve muito sertanejo, mas não produz tanto. Então essa é uma das tarefas do Estado, fomentar a produção cultural, e também envolve a economia criativa, a economia da cultura, uma vez que cada um desses eventos, que é feito de maneira regionalizada, vai promover nas suas regiões o investimento extraordinário na hotelaria, no transporte, em tudo aquilo que fica nos arredores dos eventos musicais”, disse o presidente da Federação Catarinense de Cultura (FCC), Rafael Nogueira.

O projeto será levado para todas as regiões de Santa Catarina, com eventos nas 21 cidades que sediam as Associações de Municípios Catarinenses. O Festival Sertanejo será realizado de junho a novembro deste ano.

“Essa ideia do Festival é uma ideia antiga do governador Jorginho Mello e, há muito tempo, sempre que me encontrava tocava no assunto da falta de oportunidade que os artistas têm de mostrar o seu trabalho. Principalmente aquele artista que tá lá no pequeno município que muitas vezes não tem um teatro, não tem um espaço adequado para mostrar o seu talento e também longe da mídia, longe dos diversos meios de divulgar o seu talento. Então esse festival serve como uma forma de impulsionar e promover e dar oportunidades para o artista que tá lá no pequeno município. Então até por esse motivo foi dividido em 21 etapas”, explicou o diretor artístico do projeto, Jeferson Della Rocca.

Categorias
Serão duas categorias diferentes: Infantil, de 8 a 15 anos, e Adulto, para maiores de 16 anos. As inscrições para o concurso estão abertas até dia 20 de junho e são feitas pelo site www.santacatarinacanta.com.br.

Serão selecionados 430 candidatos das 21 associações dos municípios do estado, que são elas: Xanxerê, Videira, Concórdia, Rio do Sul, São Miguel do Oeste, Maravilha, Araranguá, Itajaí, Joaçaba, São Lourenço do Oeste, Chapecó, Mafra, Campos Novos, Criciúma, Joinville, Curitibanos, Tubarão, Lages, Jaraguá do Sul, Blumenau e Grande Florianópolis.

Todos os 430 selecionados participarão das etapas regionais, para definir os 111 participantes a avançarem para as semifinais. Essas etapas decisivas serão realizadas nas seis macroregiões do estado.

Serão selecionadas 18 pessoas para participar da grande final em Florianópolis, sendo 12 adultos e 6 crianças. Os primeiros colocados do festival, irão receber um valor em dinheiro referente a sua colocação, que são eles:

1º colocado: R$ 20.000,00
2º colocado: R$ 10.000,00
3º colocado: R$ 5.000,00

A escolha do estilo sertanejo se deve por ser o gênero musical mais ouvido no Brasil, sendo um dos que mais revelaram artistas nos últimos anos. A proposta quer mobilizar tanto os menores como os maiores municípios de Santa Catarina, ao gerar oportunidades desde o Extremo Oeste até o Litoral e do Planalto ao extremo Sul do estado.