FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) registra com profundo pesar o falecimento do ex-servidor Maurício Rafael, ocorrido em São Paulo (SP).

Natural de Criciúma (SC), Maurício fez parte do quadro de técnicos efetivos da FCC entre 2010 e 2016. No período, como Museólogo, coordenou o SEM/SC com o qual promoveu publicações editoriais, como a Coleção Estudos Museológicos (2012 a 2015) e a 3ª edição do Guia de Museus de Santa Catarina (2014); além do Programa de Capacitação Museológica que oferece oficinas para todo o estado de Santa Catarina até os dias atuais. Também coordenou duas edições do Fórum Catarinense de Museus, oportunidades em que foi construído e aprovado o Plano Setorial de Museus de Santa Catarina.

Graduado em Museologia pelo Centro Universitário Barriga Verde (UNIBAVE), Maurício era Especialista em Gestão Cultural pelo Centro de Pesquisa e Formação do Serviço Social do Comércio (SESC/SP), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia da Universidade de São Paulo (USP) e Doutorando em Museologia pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (UHLT - Lisboa, Portugal).

Em São Paulo, entre 2016 e 2021, foi Supervisor de Museologia e Acervos do Museu da Cidade São Paulo (MCSP). Atuou como Assessor Técnico de Diretoria do IDBrasil, organização social que gerencia o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa. Atualmente, era coordenador de Gestão Museal da Poiesis, organização responsável pela gestão da Casa das Rosas, Casa Mario de Andrade e Casa Guilherme de Almeida, e como professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC/SP) e do Centro Universitário Claretiano (PR).