Seja por meio do Programa de Incentivo à Cultura (PIC), de seus editais ou com repasses financeiros, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) estará presente nos festejos de Carnaval em diversas cidades do estado neste ano.

Em Florianópolis, escolas de samba que se apresentam neste sábado, 10, a partir das 17h30 na Passarela Nego Quirido, receberam recursos por meio da FCC. No total, houve repasse de R$ 1,8 milhão. O desfile reunirá milhares de pessoas no sábado de carnaval para conhecerem qual a melhor agremiação de 2024. "Esta é grande uma celebração da economia criativa, que movimenta o turismo, atrai investimentos, gera emprego e renda e ainda diverte. Por isso, investir no Carnaval traz retorno econômico e cultural, mantendo vivas as raízes culturais brasileiras e enriquecendo nossa experiência coletiva", comenta o presidente da FCC, Rafael Nogueira.

Nesta sexta-feira, 9, o governador Jorginho Mello fez a entrega simbólica dos recursos para nove escolas de samba. O carnaval da Capital passou sete anos sem apoio financeiro do Governo do Estado.

“Isso não é despesa, isso é investimento, porque isso é cultura pura. É uma festa brasileira, popular, uma festa que traz divisa, traz renda, traz ganho para a cidade. Eu tenho muito prazer em estar ajudando e o ano que vem quero ajudar mais ainda. Não tenho dúvida que vai ser um grande Carnaval, com segurança para as famílias participarem, para as pessoas curtirem muito”, disse o governador Jorginho Mello, depois de acompanhar os últimos ajustes na passarela e nos carros alegóricos.

“Cada escola habilitada vai ficar com R$ 200 mil, esses recursos foram aprovados segundo os planos de trabalho deles. Foram analisados por uma equipe da Fundação Catarinense de Cultura e aprovados assim. Então cada escola tem a sua peculiaridade, algumas das quais vão investir em produção ligada aos carros, ligada à dança e outras vão investir também na estrutura”, completa o presidente da FCC.

Ainda na capital, o Berbigão do Boca, que ocorreu na sexta-feira (2), anunciando o início do período carnavalesco, teve autorizada uma carta de captação no valor de R$ 451 mil por meio do PIC. A festa é conhecida por seus bonecões que representam figuras famosas da capital catarinense.

Já no meio-oeste, a Liga das Escolas de Samba de Joaçaba, cidade que tem um dos carnavais mais famosos e tradicionais de Santa Catarina, teve entregue sua carta de captação no valor de R$ 1,17 milhão por meio do PIC. As festividades reunirão três agremiações na Avenida XV de Novembro: Acadêmicos do Grande Vale, com o tema 50 anos do Tejo, Unidos do Herval, com o mote Mulher Brasileira em Primeiro Lugar e Vale Samba, defendendo o enredo Raízes. Além do inegável valor da manifestação cultural, a festa gera cerca de 100 empregos entre as três escolas com a contratação de costureiras, aderecistas, soldadores, entre outros profissionais, além de fazer a economia girar tanto na área de turismo, como no comércio em geral. A estimativa é de que circulem R$ 6 milhões somente nos dias de folia.

Em Joinville, o Carnaval da Família foi realizado esta semana pela Liga das Escolas de Samba de Joinville no Expocentro Edmundo Doubrawa, com entrada gratuita. O evento teve feira pet, concurso de fantasias, bailinho infantil, área de recreação, brinquedos infláveis, encontro com bloquinhos e apresentação de DJ e banda. O projeto recebeu recurso de R$ 40 mil proveniente do edital Lei Paulo Gustavo - LPG - D+ SC/2023.