Em novembro, o Senado Federal (Brasília), recebe a exposição "Contestado, A Guerra Esquecida", com obras dos artistas Claudia Marcon, Rudinei Scaranto Dazzi e Sandra Poletto (Grupo Cabeça Oca). A abertura será realizada dia 13, segunda-feira, às 10h30. A visitação seguirá até 24 de novembro de 2023.

A mostra conta com o apoio do Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura.

A coleção “Contestado, a Guerra Esquecida” é resultado de estudos realizados durante a concepção do painel temático “Imagens do Contestado”, uma abordagem artística do conflito e das memórias que ainda marcam a história da região. A partir do contato com historiadores, livros e documentários, os artistas buscaram todas as informações disponíveis sobre a guerra, para obter elementos para produzir o material. "Para nós, a Guerra do Contestado é entendida como um movimento único. Tentamos unir o espírito dessa luta em um único trabalho", afirmam.

"As cores falam e têm um papel fundamental. Cada uma representa uma passagem da nossa história. Como o vermelho, que remete ao sangue derramado durante a guerra e o marrom, que lembra o extrativismo da madeira", completam.

A mostra é composta por 12 obras, em pintura acrílica s/tela 100cmx100cm.

Sobre os artistas:

Os integrantes do Grupo Cabeça Oca, Cláudia Marcon, Rudi Scaranto Dazzi e Sandra Poletto, desde o início de suas carreiras, contaram com o incentivo e apoio do crítico internacional de arte Lindolf Bell.

A forma descompromissada e inovadora de mostrar a arte conferiu aos artistas, respeito e popularidade. Desta forma foram incorporados à vernissages, eventos culturais e alternativos, criando assim um contexto inusitado e feliz, aproximando a arte das pessoas. Em 1998, quando os três artistas estruturavam o Cabeça Oca como grupo de arte, foram presenteados por Lindolf Bell com o poema Cabeça Oca, Alma Plena, o que projetou o grupo dentro e fora de Santa Catarina, expondo trabalhos em Milão (IT). em 2000.

Na trajetória dos artistas foram inseridos trabalhos de relevante valor histórico e social. Como é o caso do painel “Imigrantes”, acervo permanente da Câmara de Vereadores de Concórdia/SC (2007) e “Imagens do Contestado”, acervo permanente da Universidade do Contestado, em Concórdia/SC (2001).

Horário de visitação: de segunda a sexta, das 9h às 18h

Classificação indicativa: livre