O Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC) aprovou na sessão plenária do último dia 13 de setembro Menção Honrosa pela vida e obra de Marcelo Pereira Seixas, em memória. Marcelo faleceu no dia 17 de agosto de 2023, em Florianópolis.

Marcelo Pereira Seixas nasceu em 29 de setembro de 1967 em Porto Alegre (RS). Era bacharel em Artes Visuais pelo CEART/UDESC, Mestre em Teoria e História da Arte/PPGAV e Arquiteto Urbanista, além de artista visual conceituado. Foi professor, pesquisador, parecerista cultural, crítico de arte e ativista cultural. Membro do CEC-SC, nos biênios 2017/19 e 2019/21, assumindo a presidência do Conselho. Na gestão da Fundação Catarinense de Cultura (FCC) atuou como Diretor Administrativo Financeiro e Administrador do Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC). Foi também presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Florianópolis, curador de mostras coletivas de arte e presidente da Associação de Artes e Educadores de Santa Catarina e da Associação Catarinense de Artistas Plásticos/ICOMOS. Membro fundador do Instituto Catarinense de Cinema (ICC).

Marcelo partiu precocemente, mas foi extremamente importante na construção e defesa das políticas públicas culturais vigentes e formação de ativistas culturais no Estado. Por suas inegáveis contribuições à cultura catarinense, o Conselho Estadual de Cultura mandato 2021/23, agradece a atuação de Marcelo Pereira Seixas e todo seu legado enquanto artista e ativista cultural catarinense.