Na próxima quinta-feira, 03, o Centro Integrado de Cultura (CIC) recebe um encontro organizado pelo LIDE SC, com apoio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), para apresentar o Programa Estadual de Incentivo à Cultura (PIC) e cases de sucesso de empresas que apoiam a projetos culturais como estratégia de posicionamento institucional e de marca, relacionamento com a sociedade e responsabilidade social. Os painelistas convidados são o presidente da FCC, Rafael Nogueira e o head do Instituto Carlos Roberto Hansen (Grupo Tigre), Júlio César Franco.

O evento reunirá líderes empresariais de diferentes setores da economia catarinense, como indústria, tecnologia, varejo, mercado imobiliário e de construção civil, educação, agronegócio, entre outros segmentos, além de produtores do setor cultural, entidades e instituições ligadas à cultura, do poder público em todas esferas, e de profissionais do segmento artístico e de comunicação.

Além do debate de ideias em torno do tema, o encontro lançará o “Movimento Cultura 100%” com objetivo de estimular a adesão de empresas para contemplarem em suas estratégias de atuação o apoio a projetos que valorizem as manifestações artísticas e culturais do Estado.

Tema do Painel: “Empresa Catarinense, Cultura Catarinense”
Painelistas convidados:
Rafael Nogueira - Presidente da Fundação Catarinense de Cultura
Júlio César Franco - Head do Instituto Carlos Roberto Hansen (Grupo Tigre)
Local: Sala de Cinema Gilberto Gerlach, Centro Integrado de Cultura (CIC)

Sobre o PIC – Programa de Incentivo à Cultura:

O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) é um programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).

O PIC permite que as empresas contribuintes do ICMS possam patrocinar projetos culturais aprovados pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e abater o valor investido do imposto devido, mensalmente, na forma e nos limites estabelecidos pela Lei nº 17.762, de 7 de agosto de 2019, regulamentada pelo Decreto nº 1.269, de 04 de maio de 2021.

A empresa contribuinte que deseje apoiar financeiramente um projeto que obteve Autorização de Captação, precisa estar com as obrigações fiscais em dia, estar sediada em Santa Catarina e se habilitar como incentivadora no Sistema de Administração Tributária (SAT), no sítio eletrônico da Secretaria de Estado da Fazenda.

Sobre o LIDE Santa Catarina:

O LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, é o maior ecossistema de relacionamento e conteúdo de líderes empresariais de Santa Catarina. Fundado em 2003 no Brasil, o LIDE possui unidades presentes em todas as regiões do País, além de unidades internacionais nos cinco continentes. Reúne executivos de diversos setores, representando mais de 52% do PIB privado do país.

O LIDE é reconhecido como uma plataforma de relacionamento para gestores líderes com o objetivo promover e incentivar as relações empresariais.