FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Logo GOV SC 2019 Colorido

A produção audiovisual em Santa Catarina é destaque no Brasil e, para fazer um levantamento com dados e informações sobre o setor, a Cinemateca Catarinense desenvolve, desde outubro, o programa Qualifica SC Cine. A iniciativa é uma realização em colaboração com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e, agora, tem matrículas abertas para o Módulo Aperfeiçoamento, online, híbrido e gratuito. 

:: Acesse o formulário de inscrição 

Após o resultado da pesquisa que fez um diagnóstico de profissionais, estudantes e interessados em audiovisual no estado, o Qualifica está com matrículas abertas para mais de 20 oficinas gratuitas, destinadas aos catarinenses. Os cursos presenciais serão ministrados em todas as mesorregiões do estado e todos os profissionais, super qualificados, responsáveis pelos cursos, serão remunerados. 

Ao todo, 426 pessoas responderam à pesquisa, em todo o estado de Santa Catarina. Entre os interessados em aprender, seja no módulo iniciante, intermediário ou de aperfeiçoamento, estão 370 pessoas. Já profissionais que têm interesse em passar seu conhecimento adiante, foram 56 respostas. Depois do levantamento, a equipe do programa Qualifica SC Cine fez uma curadoria para selecionar os professores e as linhas de oficinas, destinadas para todos os níveis de interesse. 

Atualmente, as matrículas para os cursos estão abertas. Serão ofertadas 513 vagas, sendo que para os cursos remotos serão 210 vagas para o nível iniciante, 70 para o nível intermediário, e 35 para o nível de aperfeiçoamento. Das mais de 500 vagas, 98 são para cursos híbridos (remoto e presencial) nos níveis iniciante e intermediário. Ainda do total de vagas, 100 serão para cursos assíncronos, ou seja, que poderão ser assistidos no momento em que o estudante quiser dentro do prazo de validade do voucher.  

A partir do diagnóstico foi possível identificar quais são os cursos de maior interesse das pessoas do setor e, assim, ofertar qualificações que elas estão realmente procurando, em diferentes níveis de conhecimento na área. A pesquisa ajudou a mapear as cidades com maior adesão para a distribuição dos cursos híbridos.  Para todas as escolhas de cursos e localidades foi feita uma análise atenta aos dados apresentados pelo diagnóstico do Formulário do "Quero Aprender!". Buscou-se de forma ativa uma diversidade de ministrantes que atendam a expectativa de troca e desenvolvimento da multiplicidade de perfis dos futuros alunos que compõem os profissionais de Santa Catarina.

Cursos híbridos (presenciais e online), por região

Toda a grade de curso está disponível no site da Cinemateca Catarinense. Porém, os cursos híbridos, que serão presenciais e online, estão distribuídos entre as regiões Grande Florianópolis, Oeste, Serra, Sul, Norte e Alto Vale, conforme abaixo: 

O curso “Iluminação básica e intermediária” para o módulo iniciante vai acontecer o mesmo em três cidades:
Grande Florianópolis | São José 
Oeste | Joaçaba 
Serra | Bom Retiro 

“Fundamentos do áudio e captação de som”
Sul | Criciúma 

O curso “Montagem e edição” para o módulo intermediário vai acontecer ao mesmo tempo em três cidades: 
Oeste | Chapecó 
Norte | Joinville 
Vale do Itajaí | Blumenau   

As informações completas com dias, horários, biografia dos ministrantes e como fazer as matrículas estão no site https://cinematecacatarinense.org.br/.  

Serviço:

O quê: Programa Qualifica SC Cine 
Quando: oficinas gratuitas desenvolvidas entre novembro e dezembro com profissionais renomados no audiovisual 
Onde: em Santa Catarina, nos formatos online e híbrido (presencial e remoto) 
Informações: https://cinematecacatarinense.org.br/