FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Durante o mês de setembro estão programadas diversas atividades em comemoração ao Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi. Prefeituras de municípios que possuem relação histórica com a vida de Anita Garibaldi e diversas entidades estão organizando uma série de eventos para comemorar a data.

Estão abertas as inscrições para o Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi que tem o intuito de divulgar a memória e o legado de Anita Garibaldi no meio escolar, além de incentivar a produção literária e a leitura. Poderão participar estudantes de Ensino Médio da Rede Estadual. O concurso é coordenado pela Biblioteca Pública de Santa Catarina, espaço administrado pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação e apoio da Academia Catarinense de Letras e Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina.

:: Clique aqui e confira o regulamento do Concurso Literário Bicentenário de Anita Garibaldi

A realização do concurso vem acompanhada de um programa de capacitação de professores da Rede Estadual de Ensino, que inclui quatro webinares que reúnem diversos pesquisadores e especialistas no tema.

:: Clique aqui para ver os vídeos da capacitação dos professores

No Museu Histórico de Santa Catarina, segue em cartaz a exposição “200 Anos de Anita Garibaldi: Vida, Coragem e Paixão, uma homenagem à heroína de dois mundos em seu bicentenário de nascimento, comemorado em 30 de agosto de 2021. A visitação é gratuita e, além da possibilidade de agendamento (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), os visitantes poderão acessar a mostra conforme a disponiblidade de vagas.

Na programação de setembro foram incluídas algumas atividades do Rio Grande do Sul, por ser parceiro na realização das comemorações.

Confira a programação do mês de setembro:
(Sujeita a alterações devido à pandemia de Covid-19)

1.9.21 (qua) Anita Garibaldi (cidade)

Escolas Municipais

Abertura da semana da Pátria com homenagens à Heroína. Serão feitas homenagens em frente à Prefeitura Municipal e cada escola terá um dia para se apresentar e fazer suas condecorações cívicas.

06.9.21 (segunda) Anita Garibaldi (cidade)

Salão Nobre da Escola de Educação Básica Padre Antônio Vieira

19h - Sarau Cultural em homenagem à heroína
Participação das Escolas Municipais e Estaduais: Declamações de poesias; Apresentações de danças; Apresentações de paródias; Exposição de desenhos; e Publicação da edição do Livro “Poesias para Anita”. Será realizada transmissão ao vivo pela Fanpage da Prefeitura de Anita Garibaldi.

7.9.21 (ter) Anita Garibaldi (cidade)

Centro da Cidade

09h – Desfile Cívico.Grupo de alunas caracterizadas em homenagem à Heroína.

8.9.21 (qua) PORTO ALEGRE (RS)

Assembleia Legislativa do RS

14h - Entrega da placa alusiva aos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, MTG RS, Instituto Anita Garibaldi – Núcleo São Jerônimo, Associação Viva Anita e Culturanita

Praça Garibaldi

14h40 - Plantio da Rosa de Anita na Praça Garibaldi, MTG RS E Culturanita

Livararia Taverna na Casa de Cultura Mário Quintana

16h – Lançamento dos livros e sessão de autógrafos: “Anita a Guerreira das Repúblicas” de Adílcio Cadorin; “Dois Mundos e uma Rosa para Anita” de Adílcio Cadorin e Andrea Antonioli; “Anita Garibaldi 200 anos” de Elma Sant’anna; “O Livro de Anita” de Edla Zim e “Anita, para pintar e bordar...” de Cida Dias.

8.9.21 (qua) SÃO JERÔNIMO (RS)

ULBRA/SJ

19h30 - Lançamento dos livros e sessão de autógrafos.

9.9.21 (qui) TRIUNFO (RS)

Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Triunfo

9h - Entrega dos livros “Anita a Guerreira das Repúblicas” de Adílcio Cadorin; “Dois Mundos e uma Rosa para Anita” de Adílcio Cadorin e Andrea Antonioli;

“Anita Garibaldi 200 anos” de Elma Sant’anna; “O Livro de Anita” de Edla Zim e “Anita, para pintar e bordar...” de Cida Dias. 

Escola Técnica Municipal Farroupilha

9h45 - Mostra de Trabalhos “Anita 200 Anos...”

Centro Histórico

10h45 - Caminhada cultural no centro histórico: - Teatro União - esquete teatral da F.C.Q.S. “Inácia e Anita em Sonho” e documentário do MPC/SJ “Terras Altas e Baixas do Jacuí, Cerne da Revolta Farrapa” - Praça General Bento Gonçalves - “Cantos e Danças para Anita”, da Apae Triunfo e performance na “Saia Temática Uma Rosa Para Anita” do Coletivo Anita Garibaldi De Garopaba/SC - Igreja do Bom Jesus do Triunfo – visitação.

- Plantio da Rosa de Anita e inauguração do Jardim Anita Garibaldi no Museu Farroupilha, Secretarias de Turismo e Cultura, Secretaria de Educação,Prefeitura Municipal de Triunfo e CulturAnita.

9.9.21 (qui) SÃO JERÔNIMO (RS)

Parque de Exposição Januarinho Ramos

14h - Almoço Campeiro no Parador Família Pires

- Entrega dos livros “Anita a Guerreira das Repúblicas” de Adílcio Cadorin; “Dois Mundos e uma Rosa para Anita” de Adílcio Cadorin e Andrea Antonioli; “Anita Garibaldi 200 anos” de Elma Sant’anna; “O Livro de Anita” de Edla Zim e “Anita, para pintar e bordar...” de Cida Dias para Secretaria de Educação e Administração Municipal de São Jerônimo

- Plantio da Rosa de Anita no o Jardim Principal do Parque de Exposições, Prefeitura Municipal de São Jerônimo, Instituto Anita Garibaldi – Núcleo São Jerônimo, Associação Viva Anita/SJ e Culturanita.

12.9.21 (dom) Garopaba

Saia Temática com apresentações sobre Anita Garibaldi na Mostra Farroupilha e Açoriana.

13.9.21 (seg) Laguna

CulturAnita

Visita do Instituto Araça ao CulturAnita e entrega das obras sobre Anita Garibaldi.

15.9.21 (qua) MOSTARDAS (RS)

10h - Acendimento da Chama Crioula

14h - Colóquio Internacional 200 anos de Anita Garibaldi.

16h - Plantio da Rosa de Anita e instalação de totem do Instituto CulturAnita e da Secretaria Turismo

17h30 - Cerimônia

18.9.21 (sáb) Anitápolis

CTG Unidos da Tradição

19h – Noite de Anita: declamação de poesias e danças típicas.

18 a 25.9.21 – Curitibanos

Escolas Municipais

Desenvolvimento de trabalhos com o objetivo de resgatar a história da Revolução Farroupilha – Anita Garibaldi e o Combate no Capão da Mortandade e os ideais Republicanos.

18 a 25.9.21 – Curitibanos

Casa da Tradição, Pq Pouso do Tropeiro

19h30 às 22h30 – Semana Farroupilha: mateada, comidas típicas, invernada artística, palestras.

18.9.21 (sáb) Curitibanos

Parque Pouso do Tropeiro

07h – Cavalgada da Semana Farroupilha. Encontro às 07h, com café tropeiro no Parque de Exposições “Pouso do Tropeiro”. Saída da cavalgada às 09h, com destino ao Capão da Mortandade (trajeto sentido Oeste). Almoço no local, previsto para 13h.

20.9.21 (seg) Curitibanos

Auditório da Sec. de Educação e Cultura

19h – Final do Concurso de poesia alusivo ao bicentenário do nascimento de Anita Garibaldi.

20.9.21 (seg) Garopaba

Programação Virtual

Lançamento do videoclipe em Homenagem a Anita, com composição de Dorva Dias e Música e voz de Karen Rosa.

20.9.21 (seg) LAGUNA

Cine Mussi

14h – Lançamento da Medalha Comemorativa a Anita Garibaldi, confeccionada pela Casa da Moeda.

21.9.21 (ter) Anitápolis

Praça Roberto Beppler

08h – Apresentação dos estudantes da rede municipal sobre o simbolismo das árvores em Anitápolis, a Cidade de Anita.

23.9.21 (qui) Lages

Teatro Marajoara - Instituto José Pascoal Baggio.

20h – Cantate Italia à Anita Garibaldi, festival de música na Serra em homenagem à Anita Garibaldi.

A CONFIRMAR – Curitiba

Palácio Garibaldi

Exibição do filme “Anita e Garibaldi“, promoção do Consulado Italiano.

 ::  Clique aqui e confira a programação completa do Calendário Internacional Dois Mundos e uma Rosa para Anita

Ano de Anita

Todas essas ações integram o Ano Comemorativo do Bicentenário de Nascimento de Anita Garibaldi, instituído por meio de decreto. Desde 2019, a FCC vem trabalhando na organização de atividades para 2021 junto à Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi. Tal Comissão foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como Secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas. O calendário internacional das comemorações, onde estão inseridas ações de todos os entes que compõem o grupo, vem sendo organizado pelo Instituto CulturAnita, de Laguna; e, na Itália, pelos parceiros Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci e Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.