O presidente da Funarte, Tamoio Marcondes, participou nesta quarta-feira (11) da entrega de instrumentos a duas bandas catarinenses participantes do Edital Prêmio Funarte de Apoio a Bandas de Música 2020. Elas se somam às outras 12 bandas que já receberam as peças entregues pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC), representada pelo presidente Edinho Lemos nas entregas feitas hoje no Museu Histórico de Santa Catarina, em Florianópolis.

Marco Antonio Bastiani, representado a Banda Municipal de São João Batista; e Joauro Santos, maestro e presidente da Associação Musical União Tijuquense estiveram na capital para receber os instrumentos. No total, 18 bandas de 16 municípios catarinenses foram contempladas no Edital, cujo objetivo é premiar conjuntos musicais denominados "Banda de Música", "Banda Municipal", "Banda Sinfônica", "Banda de Concerto", "Banda Filarmônica", "Sociedade Musical", "Orquestra de Sopro", em âmbito nacional, a fim de reconhecer e propiciar a melhoria da qualidade técnica e artística com a distribuição gratuita de instrumentos de sopro para ampliação ou reposição das peças.

São João BatistaNo total, foram destinados R$ 5.475.050,20 para a realização do Edital que contempla cerca de 158 projetos em todo o país. Cada proponente pode escolher até cinco instrumentos, sendo um de cada naipe, entre bombardinos, bombardões, clarinetas, saxofones, trompetes, trombones, flautas e trompas.

(Foto ao lado: Presidente da FCC, Edinho Lemos; representante da Banda Municipal de São João Batista, Marco Antonio Bastiani, e o presidente da Funarte, Tamoio Marcondes / Por Carolina Rios - ASCOM FCC)