FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) informa com pesar o falecimento do musicista Darcy Brasiliano dos Santos, aos 96 anos, ocorrido na madrugada deste sábado (3), em Florianópolis, de onde era natural. O catarinense dedicou sua vida à música, em especial à frente da Associação Pró-Música, que criou em 1973 e administrou até 2014, responsável por colocar a capital catarinense entre as referências em grandes espetáculos.Também ajudou a criar a Associação Coral de Florianópolis, em 1960.

Em mais de quatro décadas, a Pró-Música levou grandes artistas para se apresentarem em temporadas em Florianópolis. A entidade foi responsável, ainda, pela formação de público e criação de mercado para jovens instrumentistas, transformando a cidade em um destino atrativo para músicos de outros estados.

A Pró-Música chegou a ter 1,5 mil associados, que pagavam mensalidade e podiam assistir a todos os espetáculos da programação ao longo do ano. A partir dela nasceram festivais que lotavam os espaços onde eram realizados, com o Festival Nacional de Canto Aldo Baldin, o Ciclo de Intérpretes Catarinenses, a Série Vesperal, entre outros.

Em novembro de 2020, foi lançado o livro “Pró-Música de Florianópolis e Darcy Brasiliano dos Santos – Construção coletiva de sentidos”, escrito pela jornalista Néri Pedroso, contando essa história. A pesquisa rendeu ainda um documentário, disponível no YouTube (clique aqui).

(Com informações de: http://redemarketingcultural.com.br/livro-mostra-a-vida-de-darcy-brasiliano-dos-santos-e-a-importancia-da-pro-musica-de-florianopolis-no-cenario-cultural-de-santa-catarina/)