Levar o Chorinho a crianças e adultos que de outra forma não teriam acesso a ele, contribuindo para despertar o gosto por este gênero musical genuinamente brasileiro, é a proposta do projeto “Chorinho é 10!”, do Sarau# Trio, lançado em maio em seis rádios educativas que chegam a ouvintes de 68 cidades, em cinco mesorregiões de Santa Catarina, a maioria delas do interior. Ao todo são 20 miniprogramas (10 para adultos e 10 para crianças), com cerca de cinco minutos cada um, contando histórias sobre grandes compositores do Choro brasileiro, como Pixinguinha, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, entre outros. O conteúdo também será disponibilizado na Internet, no formato de podcasts, com acesso inteiramente gratuito.

O projeto é realizado com recursos do Prêmio Elisabete Anderle/Artes - edição 2020, promovido pelo governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC). A produção é da Sarau# Produções e da Agência Cultural AqueleTrio.

Considerado o limiar entre a expressão musical popular e erudita por ter uma origem boêmia, mas uma execução técnica elaborada, o Choro surgiu no século XIX e é o primeiro estilo musical genuinamente brasileiro. Apesar disso, ainda é pouco difundido nos meios de comunicação de massa, o que faz com que boa parte da população, especialmente a mais carente, não tenha acesso a ele.

O projeto “Chorinho é 10” chega para preencher um pouco desta lacuna. Os 20 programetes são divididos em duas partes: 10 para crianças, em linguagem lúdica e divertida, e 10 para adultos. Eles contarão histórias pitorescas sobre cada compositor, fazendo citações de trechos de chorinhos consagrados, executadas pelos músicos do Sarau# Trio, grupo composto por Cláudio Moraes (sax/flauta), Marisa Toledo (piano) e Rafael Vieira (bateria e percussão), de Joinville, e que tem como foco o incentivo às iniciativas musicais autênticas nas reinterpretações da música brasileira. O roteiro e direção é da contadora de histórias, atriz, diretora teatral e preparadora corporal e vocal Ângela Finardi, também integrante do grupo.

Os compositores destacados serão Pixinguinha, Joaquim Callado, Zequinha de Abreu, Chiquinha Gonzaga, Jacob do Bandolim, K-Ximbinho, Tia Amélia, Luiz Americano, Ernesto Nazareth e Waldyr Azevedo. Além das rádios, o alcance será expandido a partir de 1º de junho com a hospedagem dos podcasts em plataformas digitais gratuitas (Spotify e Apple Podcasts) e divulgação nas redes sociais do Sarau# Trio (@SarausBrasileiros). Em Joinville, também haverá uma divulgação com carro de som nos bairros Jardim Paraíso e Paranaguamirim.