FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Reconhecida pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) como Patrimônio Imaterial do Estado de Santa Catarina desde 2018, a pesca tradicional com o auxílio de botos ganhou ações socioambientais e socioculturais visando a preservação da atividade na cidade de Laguna, no sul catarinense, e região.

Kits foram entregues a pescadores que atuam diretamente com a colaboração dos botos, contendo bonés, máscaras, sacochilas, marmitas, entre outros itens, com o propósito de proporcionar conforto e segurança, além de incentivar os trabalhadoress a serem parceiros também na campanha de proteção dos botos residentes da Lagoa de Santo Antônio dos Anjos.

Totens (displays promocionais) com o lema "Os botos precisam de ajuda: Se não cuidar vai acabar" também estão sendo produzidos com o objetivo de promover a conscientização e educação ambiental e patrimonial. As peças contam com a tecnologia QR Code, que direciona à web pelo site www.pescacombotos.art.br, onde há um canal de denúncias que encaminha ocorrências que possam colocar os animais em risco para o respectivo órgão responsável pela fiscalização e prestação de socorro para com os botos. No sítio há ainda conteúdos como artigos científicos, audiovisuais, fotografias, crônicas, charges e outras produções voltadas ao Patrimônio Natural de Laguna (Lei 521/97), Patrimônio Cultural Imaterial de Santa. Catarina (Pesca Artesanal com auxílio dos botos/2018) e Preservação dos Botos Pescadores (Lei 17.084/2017), pautadas na proteção da espécie marinha e salvaguarda da cultura e tradição local, reconhecida mundialmente.

Durante a ação, foram também lembrados, através de fotos e nomes batizados pelos próprios pescadores, 20 botos encontrados mortos ao longo dos anos, simbolicamente representados com cruzes como forma de expressar toda preocupação e alerta que é necessário ter durante os 365 dias do ano e, não somente no dia 25 de maio, o Dia Estadual de Preservação dos Botos.

Os 60 totens e 100 kits distribuídos aos pescadores estão alinhados às Metas Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, na Agenda 2030.

Sobre a atividade

A pesca tradicional com o auxílio do boto faz parte da história da pesca no Brasil. A atividade é considerada uma manifestação cultural tradicional, secular e de ocorrência extremamente rara, localizada em Laguna, cidade do litoral sul catarinense.

A prática da pesca com botos define uma cultura própria relacionada a códigos com valor histórico e foi reconhecida pelo Estado de Santa Catarina como Patrimônio Imaterial em junho de 2018.

(Com informações de https://sc.movimentoods.org.br/2021/05/11/acoes-de-protecao-dos-botos-e-valorizacao-dos-pescadores-artesanais-sao-realizadas-em-laguna-e-regiao/