FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

A Fundação Catarinense de Cultura (FCC) lamenta o falecimento do servidor aposentado, escritor, pesquisador e cinéfilo Gilberto Gerlach, ocorrido nesta quinta-feira (6), aos 77 anos. Membro da Academia Catarinense de Letras desde 2011, onde ocupava a cadeira 17, Gerlach faleceu em sua casa, em São José (SC), devido a um infarto fulminante.

Referência na área cinematográfica do Estado, Gerlach criou em 1968 o Cineclube Nossa Senhora do Desterro, que funcionou no Cinema do Centro Integrado de Cultura (CIC) até 2009, quando o espaço foi fechado para uma grande reforma. O Cineclube foi responsável por exibir filmes fora de circuito comercial, além de cópias raras em 35 mm de grandes filmes da história mundial do cinema. O documentário de curta-metragem Gerlach Cine Desterro conta um pouco mais sobre a história do Cineclube (assista aqui)

Como pesquisador e escritor, Gerlach é autor de livros que ajudam a contar a história catarinense com o uso de materiais fotográficos raros, como as obras São José da Terra Firme (2007), Desterro (2010), Ilha de Santa Catarina - Florianópolis (2015) e Colônia Blumenau no Sul do Brasil (2019).