FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Durante o período de agravamento da pandemia, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) está oferecendo diversas atividades virtuais para crianças e adultos. O Museu de Arte de Santa Catarina (MASC) publica diariamente obras de seu acervo nas redes sociais (Facebook e Instagram) e criou tarefas para famílias, relacionadas a exposições do museu.

A Escolinha de Arte volta a disponibilizar a partir da próxima segunda-feira (5), semanalmente, tarefas temáticas para crianças de 5 a 12 anos aqui na página da FCC. 

O Museu da Imagem e do Som (MIS/SC) criou o espaço pedagógico virtual Casa de Ideias. O projeto apresenta materiais digitais com propostas de atividades com etapas de produção, história, técnicas e teoria nas áreas de fotografia, cinema e música.

Também, por meio de uma parceria com a Unisul, estão sendo transmitidas sessões de cinema on-line aos fins de semana, no canal de vídeos do Cinema Unisul no YouTube.

Semanalmente é atualizada a Agend@ Cultur@l que tem o objetivo de ajudar a divulgação das diversas iniciativas que estão ocorrendo durante o isolamento social, nas mais variadas plataformas e redes sociais.

A Biblioteca Pública de Santa Catarina apoia a realização de encontros virtuais para debates sobre filmes e sobre bordado sashiko. Um tutorial para acessar a Hemeroteca Digital Catarinense também foi elaborado para orientar pesquisas na plataforma. Além disso, a Biblioteca publica semanalmente em sua página no Facebook dicas de livros infantojuvenis, vídeos com dicas gramaticais e a série de curiosidades históricas Você Sabia?.

O Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis (Atecor) publicou videoaulas direcionadas a profissionais que lidam diretamente com acervos em instituições públicas ou privadas, disponíveis no canal de vídeos da FCC no YouTube. Na mesma linha, o Museu Histórico de Santa Catarina (MHSC) elaborou um vídeo para orientar a limpeza de obras de arte em casa.

Mapa Cultural SC é uma plataforma para cadastro de agentes, eventos, espaços e projetos culturais e artísticos.

Além disso, as Oficinas de Arte da FCC divulgam em sua página séries de ensaios sobre arte e literatura, disponíveis para download e a Biblioteca de Arte e Cultura do CIC promove uma Oficina virtual e gratuita de leitura de textos com a presença dos autores.

Em comemoração pelos 200 anos de nascimento da catarinense Anita Garibaldi, a FCC publicou, por meio da Biblioteca Pública de Santa Catarina, um catálogo que reúne diversas matérias e artigos a respeito da "heroína de dois mundos". Para completar, edições semanais do programa Miscuta estão sendo veiculadas na Rádio Udesc FM de Florianópolis e publicadas no site da FCC.