FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

Um sistema de drenagem está sendo executado na Casa de Pedra, edificação anexa ao Museu ao ar Livre Princesa Isabel, em Orleans. O objetivo é dar escoamento e eliminar a água, que fica represada embaixo da Casa. O acumulo danificando o assoalho de madeira do espaço. A realização da obra foi feita com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura, na categoria Patrimônio e Paisagem Cultural, promovido pelo Governo do Estado de Santa Catarina por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC).

Segundo os técnicos que trabalham no local, em dias chuvosos o volume de água aumenta, provocando mais unidade, danificando os barrotes, causando mofo e manchas nas paredes. Neste momento, profissionais estão removendo o assoalho e os barrotes do primeiro piso, para instalação dos tubos de drenagem perfurados, conhecidos também como drenagem francesa.

A água do local será encaminhada para rede de drenagem pluvial que existe no entorno do prédio. Além disso, alguns barrotes serão substituídos por peças tratadas contra cupins e impermeabilizante. O mesmo tratamento será realizado no assoalho, antes de ser lixado.

A museóloga Valdirene Böger Dorigon, explica que a Fundação Educacional Barriga Verde (FEBAVE), mantenedora do Museu, recebeu em 2020 o prêmio do Edital, no valor de R$ 30 mil. Segundo ela, o projeto visa conservar o patrimônio arquitetônico. “Estamos estabilizando o agente de degradação, que por conseqüência vai preservar o acervo museológico, arquivístico e bibliográfico, salvaguardado no local”, comentou Valdirene.

Na Casa estão documentos, objetos, mobílias, vestuários, livros raros, fotografias, artesanatos e outros bens pertencentes aos indígenas e aos colonizadores da região. Parte do acervo é tombado em nível federal e estadual.