No Dia Internacional da Mulher, o governador Carlos Moisés participou de uma homenagem à heroína Anita Garibaldi. O espetáculo "Luzes para Anita em seu Bicentenário" marcou o retorno da iluminação cênica na ponte que leva o nome da catarinense no trecho sul da BR-101, em Laguna. A cerimônia, organizada pela concessionária responsável pela rodovia e pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita), integra o ciclo de comemorações dos 200 anos de nascimento da heroína.

Carlos Moisés destacou o simbolismo de realizar esse ato no Dia Internacional da Mulher. Segundo o governador, Anita Garibaldi é um ícone de Santa Catarina, do Brasil e também do continente europeu. “Hoje é um dia importante para comemorar o bicentenário de Anita e, ao mesmo tempo, o retorno da iluminação cênica. É a resolução de um problema histórico. Trata-se de um exemplo prático das concessões e parcerias público-privadas melhorando a vida dos cidadãos”, disse o governador.

A solenidade, que não teve presença de público e respeito aos protocolos sanitários contra a Covid-19, também teve a presença da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do deputado federal Coronel Armando, do prefeito de Laguna, Samir Hamad, entre outras autoridades locais.

Comissão Estadual

Criada em 2019 para organizar as comemorações do bicentenário, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi foi instituída por meio da Portaria FCC nº 39/2019, e tem o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense.

O grupo é composto por diversos órgãos públicos, como secretarias de Estado e prefeituras, além de entidades públicas e privadas, entre as quais, o Instituto CulturAnita, de Laguna. Na Itália, os parceiros são o Museu e Biblioteca Renzi, o Instituto Garibaldi Da Vinci e a Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.

Fonte: Secom SC