FCC FacebookTwitterYoutube

Logo GOV SC 2019 Colorido

Para cada cena de um filme, novela ou seriado, há uma etapa crucial que antecede toda a produção: o argumento e o roteiro. Em Balneário Camboriú, um curso quer instigar e fomentar os novos roteiristas, e as inscrições já estão abertas. Não é preciso ter experiência no audiovisual, mas a familiaridade com textos de ficção é importante. A iniciativa foi contemplada pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, promovido pela Fundação Catarinense de Cultura (FCC) em 2020, e é gratuita.

"Entre a escrita e a imagem" é um curso livre (50 horas) e uma experiência centrada na produção de contos e na sua adaptação para a linguagem audiovisual. Em um primeiro momento, os participantes produzem contos assessorados pelo facilitador, que serão analisados à luz da teoria literária e da escrita criativa, e depois serão adaptados à linguagem audiovisual (os contos serão transformados em argumento, e depois em roteiro, conforme o padrão cinematográfico) pelos próprios participantes do curso com assessoria do facilitador: serão finalizados 15 contos e 15 roteiros de audiovisual de 15 artistas catarinenses, com assessoria completa do facilitador e publicação do material em formato digital.

As aulas ocorrerão em quatro finais de semana, com o seguinte cronograma: março (dias 13, 14, 20, 21, 27 e 28) e abril (dias 10 e 11), sempre das 14h às 17h, e das 17h30 às 20h45. Os encontros seguirão todos os protocolos de segurança da pandemia de Covid-19: uso obrigatório de máscaras, distanciamento de um metro e meio, álcool gel e é proibido o compartilhamento de materiais.

As inscrições prosseguem até o dia 28 de fevereiro, nos sites www.designeditora.com.br e http://arthousebc.com/ ou diretamente no formulário https://forms.gle/KfmSGGrp1FAa4tGaA

O curso será ministrado pelo escritor e roteirista Carlos Henrique Schroeder, com diversos livros publicados, e vencedor do Prêmio Clarice Lispector 2010 da Biblioteca Nacional com seu livro de contos “As certezas e as palavras”. O ficcionista também teve seu romance “As fantasias eletivas” indicado nos vestibulares UFSC/UDESC e ACAFE e já palestrou e debateu sobre sua obra em diversos países, com destaque para França (Sorbonne Université), Espanha (Casa Amèrica Catalunya) e México (FIL Guadalajara). Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês. Schroeder desenvolve roteiros de longa-metragem, curta e seriados para diversas produtoras catarinenses. Em 2018, seu roteiro “As fantasias eletivas”, escrito com dois outros roteiristas e baseado em seu livro homônimo, ganhou o Prêmio Catarinense de Cinema para produção de longa-metragem.

“É um curso que vai possibilitar aos novos roteiristas um mergulho nos principais mecanismos internos da criação de narrativas, além das regras e formatações básicas de um roteiro profissional. O método do curso é inovador: primeiro entenderemos profundamente cada narrativa e seus possíveis desdobramentos, para aí então partir para o argumento e o roteiro”, afirma o escritor e roteirista.

A mesma iniciativa será realizada nos meses de abril e maio em Jaraguá do Sul, no norte de Santa Catarina.

Informações:

Inscrições: de 10 a 28 de fevereiro pelo formulário: https://forms.gle/KfmSGGrp1FAa4tGaA

Resultado com os 15 selecionados: 1.º de março nos sites www.designeditora.com.br e http://arthousebc.com/