Com o desafio de promover todas as formas de cultura e arte no estado de Santa Catarina, a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) conseguiu, por meio do Prêmio de Reconhecimento por Trajetória Cultural Aldir Blanc SC, alcançar representantes em todas as 20 categorias do Edital. Desde o início das inscrições, em 9 de outubro, foram realizadas lives, criados tutoriais, publicadas matérias na internet, rádio e TV e disponibilizado espaço para envio de perguntas, a fim de que os participantes tivessem todo o suporte necessário para realizar suas inscrições e ter acesso aos R$ 13.160.000,00, distribuídos em 776 prêmios.

Todo esse trabalho contou com o esforço e dedicação dos servidores da FCC e culminou com a inscrição de 1620 trabalhadores e trabalhadoras da cultura de 118 municípios de Santa Catarina. Destes, 1189 cumpriram com todos os requisitos dispostos no Edital e seguem na disputa pelos recursos.

Entre os inadmitidos, 90% são servidores públicos (entre ativos e aposentados) ou mandaram algum documento sem a devida assinatura, sendo que ambos os casos estão previstos em Edital como motivo para desclassificação. Apenas 1,12% dos inscritos foram inadmitidos exclusivamente pelo envio da  Certidão Conjunta Negativa de Débitos (CND) incorreta.

Durante todo o processo, a intenção de FCC é premiar o maior número possível de inscritos, de forma democrática, mas a aplicação das regras previstas no edital é vital para a transparência do certame, que tem como base a Lei nº 8666/93. Para que isso seja possível, a instituição disponibilizou todas as ferramentas já mencionadas no prazo de 45 dias em que as inscrições estiveram abertas e os participantes tinham a oportunidade de providenciar, salvar, conferir e enviar seus dados.

Como o nome já diz, é uma premiação que reconhece a trajetória dos trabalhadores e trabalhadoras da cultura, artistas, artífices, mestras, mestres, grupos, coletivos, instituições artísticas e culturais e pontos de cultura, entre outros entes atuantes no território catarinense que tenham prestado significativa contribuição ao desenvolvimento artístico e cultural de Santa Catarina. A realização do Prêmio contou, ainda, com o apoio do Conselho Estadual de Cultura de Santa Catarina (CEC-SC), Controladoria-Geral do Estado de Santa Catarina (CGE), Controladoria-Geral da União (CGU), Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE), Ministério Público de Contas de Santa Catarina (MPC-SC), Secretaria de Estado da Casa Civil (SCC) e Secretaria de Estado da Fazenda (SEF).