FCC  Facebook Twitter Youtube instagram fcc

Marca GOV 110px

O evento "Rumo ao Bicentenário de Anita", que terá como tema central os 200 anos de Anita Garibaldi, será realizado virtualmente nesta sexta-feira, 28, às 19h. A transmissão terá a participação da presidente da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), Ana Lúcia Coutinho, do diretor do Instituto CulturAnita, Adílcio Cadorin, do representante do Instituto Histórico e Geográfico de Lages, Cláudio Silveira, e do gerente de Patrimônio Imaterial da FCC, Rodrigo Rosa.

No mesmo evento, o Instituto Cultural Anita Garibaldi (CulturAnita) lançará a quinta edição do livro “Anita: a guerreira das Repúblicas e da Liberdade”, de autoria de Adílcio Cadorin. O livro foi reeditado com recursos do Edital Elisabete Anderle 2019. A obra traça a biografia da Heroína dos Dois Mundos e traz novos fatos, numa atualização do texto original de 1999, quando ocorreu a primeira publicação.

O evento Rumo ao Bicentenário de Anita – Comemorando os 199 anos de nascimento da Heroína será transmitido pelo canal do Youtube do Instituto CulturAnita e páginas no Facebook @CulturAnita e @FundacaoCatarinensedeCultura no Facebook.

Bicentenário

A ação integra o calendário comemorativo dos 200 anos de nascimento de Anita Garibaldi, que se estenderá até 2021. Para este fim, no ano de 2019 foi criada, em Santa Catarina, a Comissão Estadual Comemorativa ao Bicentenário de Anita Garibaldi, por meio da Portaria FCC nº 39/2019, com o objetivo de promover e difundir a história da heroína catarinense. Os 200 anos de nascimento da catarinense serão comemorados no dia 30 de agosto de 2021.

O grupo estadual é composto por diversos órgãos estaduais como Secretaria de Assuntos Internacionais, Secretaria de Educação, Casa Civil, Santur, prefeituras e entidades públicas e privadas, com coordenação da FCC. Na Itália, os parceiros são Museu e Biblioteca Renzi, Instituto Garibaldi Da Vinci, Associação Nacional dos Veteranos Garibaldinos.